Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/09/2010 20:05 - INSTITUCIONAL

Desembargador federal Moreira Alves é o novo diretor da Esmaf

O desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves foi empossado na tarde desta sexta-feira, 24, no cargo de diretor da Escola de Magistratura Federal (Esmaf) da 1.ª Região. O magistrado sucede o desembargador federal Hilton Queiroz, após este ter cumprido mandato no biênio 2008-2010.
Moreira Alves foi eleito por unanimidade em sessão da Corte Especial Administrativa realizada no dia 26 de agosto de 2010. Junto com ele foi eleito ainda, para o cargo de vice-diretor da Esmaf, o desembargador federal I’talo Mendes. Ambos cumprirão o mandato no biênio 2010-2012.
Durante a solenidade houve o lançamento do livro I do Corpus Iuris Civilis - Digesto, uma coletânea de leis reunida e publicada pelo Imperador romano Justiniano. A obra, originalmente escrita em latim, foi publicada por volta do ano 530 da nossa era.
Sob a coordenação geral do desembargador Hilton Queiroz, então diretor da Escola, esta moderna versão do Digesto, com 154 páginas, foi elaborada com a participação dos desembargadores federais Catão Alves, Daniel Paes Ribeiro e Leomar Amorim; e de dois servidores do Tribunal: Carmen Lúcia Prata (Diedi/Cenag) e Gustavus von Söhsten (Diget/Cenag).
Segundo explicação do professor de latim da Esmaf, Edilson Alkimim Cunha, que realizou a tradução e a coordenação dos trabalhos técnicos da nova obra, a publicação traduz a sistematização dos princípios e fundamentos jurídicos da história romana.
Prefaciado pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) José Carlos Moreira Alves, o livro teve a produção editorial da Divisão de Produção Editorial (Diedi), com acabamento e impressão da Divisão de Serviços Gráficos (Digra), órgãos integrantes do Centro de Estudos e Apoio à Gestão (Cenag).
Presidiu a mesa dos trabalhos o desembargador federal Olindo Menezes, presidente do TRF da 1.ª Região, que foi composta ainda pelo ministro aposentado do STF Moreira Alves, pelo ministro do Superior Tribunal Justiça (STJ), Mauro Luiz Campbell Marques, e pelos magistrados Tourinho Neto, Hilton Queiroz e Moreira Alves.
Presentes à solenidade, ocorrida no salão nobre do TRF, desembargadores e juízes federais, ministros aposentados do STF e do STJ, professores da Esmaf, dirigentes e servidores do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

0 visualizações