Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/07/2010 17:44 - INSTITUCIONAL

Direção da Seção Judiciária do DF tem novos membros

O presidente do TRF da 1.ª Região, desembargador federal Olindo Menezes, presidiu a transmissão das funções de direção, nesta quinta-feira, dia primeiro de julho, da Seção Judiciária do DF, no auditório do Edifício-Sede I da seccional. A juíza federal Daniele Maranhão Costa, da 5.ª Vara, assumiu a função de direção do foro até 2012. A vice-direção, assumiu o juiz federal Ricardo Gonçalves da Rocha Castro.
O ex-diretor, juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos, demonstrou confiança na nova gestão, em seu último discurso à frente do foro, durante a solenidade. “Tenho certeza que os novos diretores prosseguirão buscando padrões de excelência no cumprimento da função”, afirmou.
Num pronunciamento emocionado, a juíza federal Daniele Maranhão Costa, filha de magistrado, relembrou a infância, quando percorria os corredores do prédio da Justiça Federal em Brasília, e pegou amor pelo Judiciário. “Aquela criança não saiu de dentro de mim... ainda tenho crença nas pessoas e na Justiça”, garantiu. A diretora do foro assumiu o compromisso de buscar soluções criativas para a Justiça, que envolvam todos os setores da sociedade, e apontou a virtualização dos processos como caminho de inovação.
O presidente do Tribunal, desembargador federal Olindo Menezes, endossou as palavras da juíza federal, mas reconheceu que ainda há desafios para vencer na área virtual. O presidente colocou-se à disposição para somar esforços. “Contem com o Tribunal para tudo o que for preciso, o possível e o impossível”, prontificou. Olindo Menezes classificou como positiva e necessária a resolução 79 do CJF, de dezembro de 2009, que ampliou, de um para dois anos, o período de gestão dos diretores de foro.
A mesa da cerimônia de posse foi composta pelo presidente do TRF da 1.ª Região, pelo ex-diretor e os novos dirigentes do foro, pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do DF (OAB/DF), Francisco Queiroz Caputo Neto.
Também participaram da cerimônia os desembargadores federais Catão Alves, Luciano Tolentino Amaral, Moreira Alves, Maria do Carmo Cardoso, Francisco de Assis Betti, Reynaldo Soares da Fonseca, Ítalo Mendes e Fagundes de Deus, entre diversas autoridades dos poderes Judiciário e Executivo.
Os novos diretores da Seção Judiciária do DF foram colegas de concurso público. Ambos ingressaram na magistratura federal em 1993. Daniele Maranhão Costa atuou inicialmente na seccional de Belo Horizonte /MG. Depois passou por Palmas/TO, onde foi designada diretora do foro, por duas vezes, e juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. Estava à frente da 5.ª Vara do DF desde 2000. Já Ricardo Gonçalves da Rocha Castro atuou como juiz federal no Piauí, em Rondônia e Goiás. Também foi juiz auxiliar da presidência do TRF da 1.ª Região, antes de se tornar diretor da 19.ª Vara, cargo que ocupava desde maio de 2001.
Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações