Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/04/2010 12:34 - INSTITUCIONAL

Presidente do Tribunal prestigia posse dos novos dirigentes do STF

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, desembargador federal Olindo Menezes, esteve presente, na tarde de sexta-feira (16), à cerimônia de posse dos ministros Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto nos cargos de presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, respectivamente, para o biênio 2010-2012. Juntamente com o presidente desta Corte, compareceram ao evento os desembargadores Leomar Amorim, Jirair Aram Meguerian, Mônica Sifuentes, Selene Maria de Almeida e Francisco Betti.

Estiveram também presentes à solenidade, entre outras autoridades, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o senador José Sarney, presidente do Senado Federal, e o deputado Michel Temer, da Câmara dos Deputados, assim como o procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel.

Em sua mensagem, o ministro Celso de Melo, decano do STF, fez a saudação em nome da Corte. De início, enfatizou à atuação do ministro Gilmar Mendes à frente da Corte Suprema e sua contribuição no processo da administração da justiça brasileira. Ao referir-se ao empossando, o orador destacou que sua investidura na presidência do órgão é o justo reconhecimento às virtudes de um verdadeiro magistrado, que tanto tem honrado a Suprema Corte. Asseverou, de igual forma, que o presidente contará com o apoio seguro do ministro Ayres Brito, que exercerá o cargo de vice-presidente.

Em seu discurso de posse, o ministro Peluso expressou a dificuldade de traduzir em palavras a intensidade vivida naquele momento. O novo presidente definiu-se como homem comum, não dado à notoriedade, contudo se obriga a "fazer praça da imensa honra de chegar ao mais elevado posto que transcende uma carreira eleita há mais de quatro décadas como projeto de toda uma vida".

Discursaram, também, o procurador Roberto Gurgel, em nome do Ministério Público, o advogado Pedro Gordilho, em nome da comunidade jurídica, e o advogado Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Paulo Souza

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações