Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/03/2010 15:43 - INSTITUCIONAL

Palestra do primeiro presidente do TRF/1.ª lota auditório da Seção Judiciária do Maranhão

O auditório Padre Antônio Vieira, localizado na sede da Seção Judiciária do Maranhão, em São Luís, esteve lotado na noite de terça-feira, dia 9 de março. O motivo foi a conferência "Administração da Justiça: Prestação Devida", proferida pelo desembargador federal Alberto José Tavares Vieira, primeiro presidente do TRF da 1.ª Região.

O evento é parte do Ciclo de Conferências de Professores Eméritos da Escola da Magistratura Federal da Primeira Região (Esmaf) do ano de 2010. Entre as autoridades que compuseram a mesa de honra estavam o presidente do Tribunal, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, o diretor da Esmaf, desembargador federal Hilton Queiroz, e o diretor do foro da Seção Judiciária do Maranhão, juiz federal Clodomir Sebastião Reis.

O diretor da Escola, Hilton Queiroz, homenageou o desembargador Alberto Vieira discorrendo sobre a história de vida profissional do magistrado. Na ocasião, Queiroz falou dos trabalhos desenvolvidos por Vieira na seara jurídica, tanto no Estado do Maranhão quanto em toda a 1.ª Região da Justiça Federal.

Os presentes puderam ouvir o desembargador Alberto Vieira abordar uma gama de temas, como a eficiência no serviço público, o princípio da reserva legal, a inércia cartorial, as emendas constitucionais números 19 e 45, abuso de poder, o trabalho dos juízes, dilações indevidas no processo. Enfático, Vieira afirmou: "o cidadão quando procura a Justiça não faz isso por diversão; ele precisa ser atendido".

Ao concluir sua palestra, Vieira foi aplaudido de pé por todos e, em seguida, recebeu do diretor Hilton Queiroz o diploma de Professor Emérito da Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região, bem como um certificado e uma placa em sua homenagem.

Na mesma ocasião, o diretor do foro da SJMA, juiz federal Clodomir Sebastião Reis, entregou ao presidente Jirair Aram Meguerian e ao diretor da Esmaf, desembargador federal Hilton Queiroz, a medalha "Ministro Carlos Madeira". A condecoração é destinada a homenagear personalidades que tenham contribuído para o aprimoramento dos serviços judiciários no Maranhão, especialmente os de competência da Justiça Federal.

Prestigiaram o evento os desembargadores federais Reynaldo Soares da Fonseca e João Batista Gomes Moreira, além de juízes federais, magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Tribunal Regional do Trabalho da 16.ª Região, membros do Ministério Público Federal e Estadual, membros da Advocacia-Geral da União e da Defensoria Pública, autoridades militares e servidores da Justiça Federal.

Gilbson Alencar

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações