Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/12/2009 13:12 - INSTITUCIONAL

Palestra sobre Juizados Especiais Federais encerra Semana de Conciliação

"É assim que deve ser a Justiça: auxiliando um ao outro, a fim de bem servir a sociedade". Com essas palavras, o representante da Presidência do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1.ª Região, juiz Tourinho Neto, concluiu a cerimônia de encerramento da Semana Nacional de Conciliação na 1.ª Região, na última sexta-feira (11). O evento, na Seccional do Distrito Federal, contou com a presença do desembargador federal Cândido Ribeiro, do coordenador dos JEFs/DF, juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, do diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos, entre outros magistrados, e de representantes da Defensoria Pública da União e peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social.

A palestra, proferida pelo coordenador dos JEFs na 1.ª Região durante o biênio 2007-2009, teve como tema os Juizados Especiais Federais e a Conciliação. "Vou transmitir a boa experiência que tive, nestes dois anos, conduzindo os juizados", começou o desembargador Cândido Ribeiro. "Quando iniciei, minha preocupação foi com o crescimento do acervo", ressaltou. De acordo com ele, entre os problemas enfrentados figuravam os relativos às instalações físicas, ao processo virtual, ao acervo e à demanda reprimida. Entre as soluções trabalhadas, o mutirão de audiências e as parcerias com as instituições envolvidas.

Responsável pela justiça federal nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais, além do Distrito Federal, o TRF/1.ª conseguiu, segundo balanço parcial desta Semana Nacional de Conciliação, realizar 642 audiências, com R$ 1.987.771,42 acordados. Isso representa que 1.037 cidadãos foram atendidos, sendo o percentual de acordo na Primeira Região, até a última quinta-feira, dia 10, de 49,84%.

Cartilha esclarece à sociedade o funcionamento dos JEFs

Durante a solenidade, a Seccional/DF lançou uma cartilha sobre o trabalho dos JEFs, que esclarece quem pode ter acesso aos juizados, como proceder, além de outras questões.

Os presentes também assistiram a um vídeo institucional sobre os serviços dos juizados.

"É útil informar a população", disse o coordenador dos JEFs/1.ª, juiz Tourinho Neto, em entrevista à reportagem. "Didático, informativo e muito acessível às pessoas que procuram o Juizado."

Larissa Jansen

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações