Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/06/2008 08:13 - INSTITUCIONAL

Planejamento Estratégico é meta da Administração do Tribunal

Conhecer a importância do planejamento estratégico na busca pelo alcance das metas. Foi com essa missão que o Comitê de Planejamento Estratégico do TRF reuniu-se na sexta-feira, dia 30, no Salão Nobre, e pretende desenvolver ações para atingir os objetivos definidos pelo presidente Jirair Aram Meguerian para o biênio 2008/2010.

A reunião contou com a presença da equipe especialista da Seção de Projetos do Estado-Maior do Exército, integrada pelo coronel Nilton Nunes Ramos, pelo major Arnaldo Silva Santos e pela tenente Wanderlaine Araújo de Assis Lopes. O coronel Ramos destacou que a implementação da ideologia do Balanced Scorecard - BSA no Exército começou em 2004 e que o processo, que atualmente atinge todas as áreas dos comandos militares, "exige mudanças na formação de uma nova consciência, voltada para a gestão de instituições", afirmou.

O palestrante, major Arnaldo Santos, apresentou aos membros do comitê o Sistema de Medidor de Desempenho utilizado pelo Exército e a metodologia do Balanced Scorecard - BSA, que tem como foco o planejamento estratégico e visa aperfeiçoar as maneiras de gerência. "O BSA traduz a estratégia da organização, buscando o equilíbrio entre fatores tangíveis e intangíveis, que, caminhando juntos, seguem rumo ao desenvolvimento de uma nova maneira de gerir, que é a gestão organizacional do futuro", explicou o major. Na ocasião, os participantes também conheceram o Ciclo PDCA, um processo de melhoria continuada fundamentado em quatro fases: o planejamento, o desenvolvimento, a avaliação e a melhoria.

Para o diretor-geral da Secretaria e também coordenador do Comitê de Planejamento Estratégico do TRF, Silvio Ferreira, o encontro representou um marco inicial da atual Administração para os próximos dois anos e "é uma forma de motivar os gestores de planejamento para uma visão gerencial de futuro", declarou.

O Comitê de Planejamento Estratégico (Planej) foi instituído pela portaria Presi 600-134, de 23 de maio, sendo composto pelos dirigentes da Diretoria-Geral da Secretaria (Diges), da Secretaria-Geral da Presidência (Segep), do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (Cenag), da Secretaria Judiciária (Secju), da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Secor), da Secretaria de Administração (Secad), da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), da Secretaria de Recursos Humanos (Secre), da Secretaria de Controle Interno (Secoi), da Secretaria de Programas e Benefícios Sociais (Secbe), da Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojud) e da Coordenadoria de Execução Judicial (Corej).

Mato Grosso ganha versão eletrônica do Diário da Justiça Federal

No dia 28 de maio, a versão eletrônica do Diário da Justiça Federal da Primeira Região, o e-DJF1, chegou ao Mato Grosso. A Seção Judiciária do Estado passou a integrar o grupo das seccionais que utilizam o sistema para publicação de seus atos judiciais e administrativos. A medida consta da portaria Presi 600-127, publicada no Boletim de Serviço nº 91, de 21 de maio.

A publicação eletrônica dos atos da Seccional de Mato Grosso circulará em fase de testes, num primeiro momento, e paralelamente à versão impressa. A previsão é que a circulação em caráter oficial seja iniciada no dia 27 de agosto.

O caderno Seccional do Diário Eletrônico já conta com a adesão de 12 estados da Primeira Região. As Seções do Amapá e de Roraima passarão por adequação tecnológica para, em breve, integrar o e-DJF1.

O diário eletrônico da Primeira Região está disponível para consulta na página do Tribunal na intranet e internet, em "Publicações".

Marcela Correia

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1a Região


0 visualizações