Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/05/2008 17:21 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal do Piauí comemora aniversário com Jornada de Estudos Jurídicos

Em 28 de maio de 2008, a Seção Judiciária do Piauí comemorou, revisitando a história, 40 anos. A abertura da II Jornada de Estudos Jurídicos foi inaugurada com a exibição de vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação do TRF da 1ª Região, que conta a história da Justiça Federal naquele Estado. A conferência inaugural foi proferida pelo desembargador federal aposentado Alberto José Tavares Vieira da Silva.

Ele emocionou a platéia ao garimpar lembranças de sua passagem como juiz federal substituto pela Justiça Federal do Piauí. O primeiro presidente do TRF da 1ª Região lembrou que a Justiça Federal foi criada em 30 de maio de 1966, pelo presidente Castelo Branco, com 44 vagas de juiz federal, 44 de juiz substituto e, também, 44 vagas de diretor de secretaria.

Encerrando a palestra, o desembargador afirmou: "Para abrigar tanta emoção - pela fisiologia o coração do homem vem dividido em dois -, em mim, uma parte ficou no Maranhão, e outra foi dada ao povo do Piauí."

O diretor do Foro, juiz federal Ricardo Felipe Macieira, lembrou que os eventos comemorativos do aniversário da Seção Judiciária do Piauí, ao refazerem o caminho da Justiça, tinham como objetivo revigorar a Justiça Federal seguindo o caminho daqueles que a fundaram. Ele disse: "Estamos fazendo este diálogo da Memória Cultural, revisitando nosso passado para pensar a Justiça Federal dos próximos anos.".

O Presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, lembrou que comemorações como estas demonstram que a Justiça Federal, que iniciou tão modestamente, hoje é uma realidade.

O Presidente do Tribunal destacou que no Piauí a Justiça Federal começou com uma vara e dois juízes, e hoje existem seis varas federais na capital, uma subseção judiciária no interior, além dos juizados especiais federais, que funcionam na capital e no interior do estado.

Para ele, as comemorações são importantes para "examinarmos o passado, tirando as lições necessárias, e planejar um futuro ainda melhor do que foram esses 40 anos".

Durante a solenidade foi lançado o II Concurso de Monografias - Prêmio "Salmon Lustosa", com a proposta de estimular o debate e reflexão em torno da história da Justiça Federal no Estado.

A grande atração da noite foi a apresentação do Coral "Vaqueiros de União", grupo regional conhecido internacionalmente. Vestidos a caráter, com roupa de couro e chapéu de cangaceiro, eles apresentaram clássicos da música nordestina e, ainda, executaram o Hino Nacional e o Hino do Piauí em ritmo de baião.

Composição da Mesa

Presidente do TRF da 1ª Região, Desembargador Federal Jirair Aram Meguerian; Diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí, Juiz Federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira; Desembargador Federal Alberto José Tavares Vieira da Silva; Secretária de Estado e Justiça, Cléia Coutinho Maia; Representante do Presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Deputado Estadual Antônio Uchoa; Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura; Prefeito do Município, Sílvio Mendes de Oliveira Filho; Representante do Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Desembargador Federal Jediael Galvão; Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Desembargador Federal Arnaldo Bozón Paes; Presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), Charles Renaud Frazão de Moraes; Procurador da República, Antônio Cavalcanti; Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Piauí, Ivana de Sousa Leal; Representante dos Servidores da Justiça Federal do Piauí, Francisco das Chagas Pires da Silva.

Vera Carpes

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações