Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/04/2008 16:45 - INSTITUCIONAL

Tribunal promove palestra sobre desenvolvimento de liderança

Diretores e servidores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região ouviram, hoje (dia 16), palestra sobre "Liderança - Uma Competência ao seu Alcance", proferida pela administradora, Mestre em Administração e Marketing e doutoranda em Psicologia Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB), Shirley Pontes, no Salão Nobre do Tribunal. A direção do Tribunal, por meio do Setor de Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Setre), promoveu o evento observando o Programa Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC), aprovado por unanimidade pelo Conselho da Justiça Federal, e que visa o desenvolvimento das competências necessárias à atuação de todos e de forma contínua.

Entre os presentes, o Diretor da Secretaria de Recursos Humanos, José Maria de Andrade, e as Diretoras da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos, Teresinha Maria Jesus da Silva, da Divisão de Legislação de Pessoal, Maria do Carmo Cesário Corrêa, e do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional, Wânia Marítiça Araújo Vieira.

Ao discursar, Shirley Pontes frisou a importância de se trabalhar com foco na efetividade, na necessidade de se obter resultados. Discorreu sobre os bons resultados do trabalho em equipe, sobre o retorno obtido com a formação de um grupo bem relacionado, onde há uma comunicação aberta, gestão participativa, e a prevalência da inteligência emocional para regrar as condutas. "É preciso respeitar a integridade do outro", frisou.

De acordo com ela, as empresas, atualmente, priorizam contratar profissionais que sabem trabalhar em equipe. "Equipe é um grupo de trabalho que tem competências complementares, responsabilidades compartilhadas", explicou acrescentando que "não se deve pretender ofuscar o brilho das pessoas do grupo. É mito pensar que se um funcionário aparecer demais poderá ofuscar o brilho do gestor". Esclareceu que é fundamental saber agregar pessoas: cada um, em seu ambiente de trabalho, lutando pela mesma causa. Trabalhar sozinho, segundo a palestrante, é um retrocesso. Para ela, é necessário haver um bom gerente, mas é preciso, também, que haja espaço para decisões de consenso, com a participação de todos, comprometidos com o trabalho.

"É essencial que os líderes detenham conhecimentos técnicos para que os resultados sejam alcançados. Deve ser montado um planejamento estratégico dos indicadores de resultados", ressaltou. E, além disso, frisou que a comunicação tem de ser clara entre os diretores e os subordinados para que os objetivos sejam alcançados.

Lembrou a todos que devemos desenvolver resistência ao estresse, presente nos locais de trabalho, para não aumentar a sua dimensão. "Antes de mais nada, precisamos ser capazes de nos autogerenciar, de sermos líderes de nós mesmos. Assim, poderemos estabelecer prioridades e alcançá-las. É fácil querer que o mundo mude, mas é preciso mudarmos a nós mesmos primeiro", alertou. Para ser líder explicou que três passos têm de ser dados: auto-avaliação, autopercepção, e autotransformação.

Algumas características do líder desejável, citadas na palestra, foram as seguintes: modelos mentais positivos, crenças edificantes, valores pessoais, e equilíbrio emocional. E os líderes considerados competentes, pelos especialistas em administração de empresas, detém conhecimento técnico (saber técnico), habilidade (saber fazer) e atitude (comportamento/querer fazer). "A competência reúne combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes", ponderou Shirley Pontes.

O Diretor da Secretaria de Recursos Humanos, José Maria de Andrade, ao final, parabenizou a palestrante pelas lições ministradas e anunciou que outros eventos semelhantes serão marcados para que todos participem e se integrem ao Programa Nacional de Capacitação.

Tatiana Montezuma

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações