Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/04/2008 18:56 - INSTITUCIONAL

Presidente do TRF da 1ª Região, Assusete Magalhães, e Presidente do STJ, Raphael de Barros Monteiro, despedem-se do Conselho da Justiça Federal

A Presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, Desembargadora Federal Assusete Magalhães, e o Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, também, do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Raphael de Barros Monteiro, participaram, pela última vez, hoje (dia 4), de reunião do Conselho, no STJ, ambos foram homenageados pelos conselheiros, pela carreira de êxito e pela contribuição durante o tempo em que permaneceram no órgão.

"Neste momento, quero relembrar a exitosa carreira desta mineira de Serro, Minas Gerais. Registrar que, nas instituições onde trabalhou, destacou-se pela hombridade, proficiência e combatividade em prol do bem comum", disse o Ministro Barros Monteiro, referindo-se à Presidente Assusete. Destacou, dentre outras medidas tomadas por ela, em sua gestão, a expansão dos Juizados Especiais Federais (JEFs) e a implantação do Protocolo Postal. "Receba os nossos agradecimentos pela inestimável contribuição ao CJF. Ficamos muito felizes com a sua participação", manifestou o Ministro.

Representando os conselheiros, a Ministra Eliana Calmon entregou placa em homenagem à Presidente Assusete. "É uma satisfação entregar esta placa à Desembargadora Assusete. Sinto-me honrada em ser portadora dessa homenagem. Somos do mesmo Tribunal. Tenho acompanhado a sua trajetória", destacou a Ministra Eliana Calmon. O Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Walter Nunes, também registrou admiração pelo trabalho da Presidente Assusete e a parabenizou pelo seu desempenho no CJF.

A Presidente do TRF da 3ª Região, Marli Marques Ferreira, salientou a seriedade, ética e firmeza que caracterizam a brilhante carreira da homenageada. A Presidente do TRF da 4ª Região, Sílvia Goraieb, afirmou que "embora estejamos cumprindo missão institucional, a Presidente Assusete conseguiu construir vínculo de amizade. Nossa companheira de luta, vamos sentir saudades. Leve nosso amor e nosso afeto". O Presidente do TRF da 5ª Região, José Baptista de Almeida Filho, endossou as palavras ditas pelas autoridades presentes, acentuando a admiração pelo trabalho da conselheira Assusete Magalhães.

O representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Alberto Zacarias Toron, mencionou a dimensão da grandeza, correção e competência da Presidente Assusete, além da forma afetiva e amável de tratar o público. "Nós, advogados, a saudamos Vossa Excelência", finalizou.

Emocionada, sensibilizada, a Presidente agradeceu a homenagem. "Quero registrar que, em quase 24 anos de judicatura, foi uma elevadíssima honra integrar o Conselho da Justiça Federal e conviver com os conselheiros. Uma experiência enriquecedora. Todos trabalhando em parceria, formulando planejamento estratégico para a Justiça Federal", externou. De acordo com ela, todos com os olhos voltados para o aperfeiçoamento da Justiça Federal que, hoje, está na vanguarda do Judiciário brasileiro. Finalizou dizendo que "esta travessia, nestes dois anos, foi gratificante e não me esquecerei jamais".

Parabenizou o Presidente Raphael de Barros Monteiro por ter comandado, com mãos firmes e serenas, o CJF, contribuindo para a formação de uma boa convivência entre o colegiado e os TRFs. "O Conselho respeitou as garantias constitucionais dos TRFs", disse a Presidente Assusete. No ensejo, desejou muitas felicidades ao Ministro, em sua aposentadoria, após 43 anos de dedicação à judicatura.

Na ocasião, todos os conselheiros homenagearam o Ministro Barros Monteiro. O próximo Presidente do STJ, Humberto Gomes de Barros, expressou que o Ministro se revelou um administrador primoroso além de magistrado. "Teve a iniciativa de implantar a cultura do planejamento estratégico", explanou ao entregar placa em sua homenagem.

"Vejo, pois, este momento marcante para a Justiça Federal. O Conselho tem cumprido a sua missão, tendo em vista resguardar o interesse público. Meu propósito foi servir à coletividade, trabalhar da melhor maneira que me fosse possível. Agradeço a participação decisiva que prestaram os membros do Conselho e o Secretário-Geral, Alcides Diniz, para a formação da Justiça do futuro, moderna para o exercício da cidadania plena", explanou o Ministro ao despedir-se, acrescentando que o Ministro Humberto Gomes de Barros tem talento, brilhantismo e reúne condições necessárias para gerir os destinos do colegiado.

Em seguida, teve início a sessão de julgamento da pauta de processos pelo Conselho da Justiça Federal.

Tatiana Montezuma

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações