Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/12/2007 18:21 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal do DF entrega baixas de hipoteca a mutuários durante a Semana Nacional da Conciliação

A Seção Judiciária do Distrito Federal realizou, no dia 7, solenidade de entrega de baixas de hipoteca, celebrando a Semana Nacional da Conciliação, que terminou no sábado, 8 de dezembro. Todo o Judiciário brasileiro participou desta iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), geradora de um grande movimento em busca da sedimentação de uma nova cultura, voltada à resolução dos processos judiciais por meio da conciliação. A Desembargadora Federal do TRF da 1ª Região Selene Maria de Almeida representou a Presidência da Corte, compondo a mesa de honra da cerimônia.

Também compuseram a mesa principal a Diretora do Foro da SJDF, Juíza Federal Solange Salgado; o Coordenador Regional do Projeto de Conciliação e Juiz Federal em auxílio à Presidência do TRF, Reynaldo Soares da Fonseca; o Juiz Federal Marcos Augusto de Sousa; o Diretor-Presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), em substituição, Antônio Luiz Bronzeado; o Gerente Nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Tarcísio Luiz Dalvi; e o Gerente Jurídico Regional da CEF em Brasília, Alberto Cavalcante Braga.

Na ocasião, a Desembargadora Selene Almeida divulgou balanço, realizado até aquele momento, das conciliações efetivadas na Justiça Federal da 1ª Região. Segundo ela, desde segunda-feira, 3 de dezembro, dia da abertura da Semana Nacional da Conciliação, foram realizadas 2.408 audiências e celebrados 1.206 acordos. "Acreditamos que vamos atingir a meta de realizar 2.867 audiências até o encerramento da Semana Nacional da Conciliação, neste sábado", disse a Desembargadora. Ela acrescentou, ainda, que a conciliação é vantajosa para o Estado porque reduz custos com a tramitação processual.

O Coordenador Reynaldo Soares da Fonseca frisou que está acontecendo, efetivamente, uma mudança cultural. "Mudar do litígio para a conciliação. Essa é a cultura que precisávamos, mesmo, encontrar. A cultura da conciliação já é uma realidade", enfatizou o magistrado. Ao final da solenidade, foram entregues as baixas de hipotecas aos seguintes mutuários: José Medeiros de Oliveira, Joussier de Góis Gonçalves e Paulo Sérgio Siebra Beraldo.

Tatiana Montezuma

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da Primeira Região


0 visualizações