Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

31/05/2007 18:51 - INSTITUCIONAL

Desembargador Federal despede-se dos trabalhos da magistratura

Após trinta e um anos de dedicação à Justiça, dos quais catorze dedicados ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e dezessete à Justiça Federal de 1º Grau, na terça-feira, 29 de maio, o Desembargador Federal e ex-presidente do TRF da 1ª Região, Aloísio Palmeira Lima, despediu-se da Corte. Foi seu último dia de trabalho no Tribunal.

No dia 28 de maio, o Desembargador Aloísio Palmeira participou, pela última vez, da sessão da 2ª Turma, da qual fazia parte. Na ocasião, desembargadores, juízes federais e o Ministério Público o homenagearam não só pelos serviços prestados ao Tribunal, mas à Justiça Federal. Os magistrados destacaram que o Desembargador começou a carreira, como Juiz Federal, galgando todos os cargos da vida diretiva do TRF da 1ª Região, sendo Presidente da Corte no biênio 2004-2006. Unânimes, salientaram a dedicação e o empenho do Desembargador no cumprimento da sua missão na Casa.

Da Bahia, sua terra natal, em declaração à Assessoria de Comunicação Social, o Desembargador Federal falou ontem, 30 de maio, em Salvador:

"Foi uma honra e glória haver trabalhado 31 anos para a Justiça Federal de 1º e 2º graus durante este tempo. Tive a oportunidade de realizar um ideal de vida que é servir aos meus irmãos e concidadãos brasileiros, praticando a justiça, principalmente em favor dos mais necessitados. A honra de ter convivido com servidores atenciosos, capazes e dignos e a glória de haver trabalhado pela Justiça Brasileira, dedicando todos os meus esforços no sentido de engrandecê-la".

No Diário Oficial da União do dia 30 de maio, na Seção 2, foi divulgado o Decreto de 29 de maio de 2007, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no qual consta a concessão de aposentadoria ao magistrado.

Breve currículo

Aloísio Palmeira Lima nasceu na cidade de Pindobaçu (BA). Bem cedo começou a se destacar nos estudos, ganhando medalhas de ouro da Inspetoria Federal de Ensino, como melhor aluno do Colégio Augusto Galvão, em Campo Formoso (BA). Em 1962 foi aprovado e classificado em concurso público para o cargo de Fiscal dos Tributos Aduaneiros (Ministério da Fazenda).

Após concluir o curso de Direito na Universidade Federal da Bahia, em 1968, atuou como advogado. Em 1976, ingressou no cargo de Juiz Federal na Seção Judiciária da Bahia. E, há 14 anos, no dia 4 de agosto de 1993, tomou posse no cargo de Desembargador do TRF da 1ª Região, sendo Presidente da Corte no biênio 2004/2006. Atuou, também, como magistrado, nos Tribunais Regionais Eleitorais da Bahia, de Sergipe, do Piauí e de Brasília.

Durante a carreira, recebeu títulos e condecorações, entre as quais a Ordem do Mérito de Brasília, no grau de Comendador; a Comenda da Ordem do Mérito da Bahia e a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário Nelson Hungria, outorgada pelo TRF da 1ª Região.

Lucimar Nunes de Melo e

Tatiana Montezuma

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações