Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/05/2007 16:20 - INSTITUCIONAL

Profissionais da área médica defendem a saúde dos servidores do Judiciário brasileiro

A medicina está ao lado da Justiça. É isso que ficou claro durante o I Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do Poder Judiciário, presidido pelo Coordenador de Saúde Ocupacional e Prevenção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), médico Andral Codeço Filho. Reunidos no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), os profissionais da área de saúde que trabalham nas instituições públicas do Poder Judiciário e do Ministério Público, durante quatro dias (8, 9, 10 e 11 de maio), buscaram a promoção da atualização científica, objetivando aprimorar, ainda mais, a prestação dos serviços oferecidos pelas unidades de saúde da Justiça brasileira.

Representando o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, os Diretores do Serviço de Saúde desta Corte, os médicos Hélio Bergo e Maria Luiza Mathias de Souza, integraram a Comissão Organizadora do congresso. Os profissionais da equipe do Serviço de Saúde do Tribunal participaram, ativamente, dos trabalhos, sendo que, na manhã de hoje, a médica clínica do Serviço de Saúde da Casa e, também, da Câmara dos Deputados Federal, Gisele Sampaio Fernandes, proferiu palestra intitulada "Aspectos da perícia médica administrativa/relação médico-periciando".

A médica Gisele Sampaio explicou que o perito médico detém a responsabilidade de avaliar se a capacidade laboral do periciado está prejudicada. Segundo ela, "é preciso saber se a lesão sofrida afeta o trabalho do periciado. Para tanto, necessitamos conhecer as suas atribuições. Somente após o diagnóstico, teremos condições de decidir a respeito da relevância da doença e sobre o possível afastamento do trabalho e a sua duração".

Outro tema relevante, debatido no evento, foi a necessidade de os profissionais da área de saúde conhecerem o perfil epidemiológico dos atendidos, o que permite encontrar tratamentos adequados à manutenção da saúde daqueles que estão sob seus cuidados. "Um dos aspectos importantes, com este congraçamento, é conhecer como o servidor adoece, como está neste momento, e como buscar o processo de cura dele", explicou o médico Hélio Bergo, acrescentando que "isso acaba se estendendo as suas famílias, aos terceirizados, e, evidentemente, esse movimento, no Tribunal, deve alcançar às seções judiciárias".

Presentes ao congresso, hoje, os seguintes profissionais do Serviço de Saúde do TRF da 1ª Região: os dentistas João Gilberto Machado, Yadia Oliveira, Rosse Mary Rodrigues e Kátia Soares Pires, as psicólogas Daniela Meira e Maristela Aires da Fonseca, e as enfermeiras Mônica Cunha, Iracy Borges e Cristiane Brito.

O congresso foi realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ). Participaram da Comissão Organizadora, além do TRF da 1ª Região, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Ministério Público da União (MPU).

Tatiana Montezuma

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações