Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/04/2007 18:58 - INSTITUCIONAL

Presidente Assusete Magalhães recebeu a mais alta comenda de Minas Gerais

Neste sábado, 21 de abril, a Presidente Assusete Magalhães recebeu das mãos do Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a mais alta comenda do Estado: a Grande Medalha da Inconfidência. A insígnia é entregue anualmente, durante as comemorações da Semana da Inconfidência, às personalidades que mais se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado e do Brasil.

A Medalha da Inconfidência foi criada pela Lei 882, de 1952, e possui quatro designações: o Grande Colar, a Grande Medalha, a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência. A Presidente Assusete Magalhães foi indicada pelo Governador do Estado para receber a mais importante das distinções - a Grande Medalha. Ao lado da Presidente, receberam também a comenda diversas autoridades, entre as quais os governadores de estado Jaques Wagner (BA), Alcides Rodrigues Filho (GO), Yeda Crusius (RS) e Marcelo Déda (SE); o ministro da Educação, Fernando Haddad; os senadores César Borges, Eduardo Suplicy, Efraim Morais e Patrícia Gomes; o deputado Miro Teixeira; o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella, e a Ministra, do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha. Ao todo, 233 personalidades foram agraciadas com as quatro modalidades da Medalha da Inconfidência.

Neste ano, o palco da maior festa cívica de Minas Gerais foi a histórica cidade de Ouro Preto - pequena para a multidão (cerca de 10 mil pessoas) que acabou reunida na Praça Tiradentes, local da solenidade. No dia 21 de abril, tradicionalmente, o governador mineiro assina o ato simbólico que transfere a capital do Estado para Ouro Preto, berço dos Inconfidentes.

A Presidente Assusete Magalhães falou sobre o significado da homenagem: "Como mineira que sou, apegada às minhas raízes, eu me sinto muito honrada em receber a maior medalha outorgada pelo governo de minha terra, especialmente numa festa cívica tão expressiva, na qual se comemora a morte do libertário Tiradentes - e numa cidade como Ouro Preto, na qual se respiram os ares da liberdade. Mas recebo essa homenagem, essa comenda, não em meu nome, mas em nome da instituição que presido, pois sei que ela me foi outorgada porque eu integro esse grande Tribunal Regional Federal da Primeira Região."

Emoção marca a homenagem aos Inconfidentes

A cerimônia teve início às 11 horas com a chegada do Governador Aécio Neves. Sempre acompanhado do Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o Governador depositou uma coroa de flores no monumento a Tiradentes, acendeu a pira simbólica da liberdade e passou revista às tropas dos Dragões da Inconfidência. Entre os momentos mais emocionantes da festa, destacaram-se a salva de tiros, o toque de silêncio e a dramatização da morte do líder inconfidente, com a participação das atrizes Bete Coelho e Walderez de Barros.

Um dos grandes homenageados da solenidade foi o arquiteto Oscar Niemeyer, que, apesar de ausente, encaminhou mensagem ao povo mineiro, lida pelo jornalista Roberto D´Ávila.

Christianne Callado de Souza

Seção de Comunicação Social

Seção Judiciária de Minas Gerais


0 visualizações