Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/02/2007 17:26 - INSTITUCIONAL

Arquitetos do escritório de Oscar Niemeyer apresentam estudo preliminar da nova sede do TRF da Primeira Região à Presidente Assusete

Os arquitetos Carlos Magalhães e Fernando Andrade e o engenheiro eletricista Rui Soares Barros, ambos representando o escritório de Oscar Niemeyer, apresentaram na sexta-feira, dia 9, a primeira das três etapas da elaboração dos projetos atinentes à construção da nova sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região à Presidente Assusete Magalhães e aos Desembargadores Federais Cândido Ribeiro e João Batista Moreira, ambos integrantes da comissão instituída para subsidiar a Presidência nas atividades necessárias à elaboração do projeto arquitetônico e à construção da nova sede, de acordo com a Portaria/Presi 600-446, de 31 de outubro de 2006.

A primeira etapa consiste em um estudo preliminar relativo à concepção arquitetônica, demonstrando a disposição dos edifícios que compõem a sede, em terreno localizado na Quadra 5, lote 3, no Setor de Administração Federal Sul - SAF/SUL -, próximo ao Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Congresso Nacional e à Esplanada dos Ministérios. Compõe-se, também, de uma proposta de arquitetura referente à criação das unidades dentro de cada um dos prédios, visando à funcionalidade da movimentação das pessoas e dos processos de um local para outro.

Durante a exposição do projeto inicial, o arquiteto Fernando Andrade explicou a estrutura básica global da nova sede, que inclui espaço destinado a abrigar, caso seja aprovado o projeto de aumento do quadro de desembargadores, os novos 24 magistrados federais. De acordo com ele, haverá quatro blocos destinados à estrutura da Corte, englobando, em linhas gerais, as seguintes áreas: Presidência e Gabinetes de Desembargadores Federais; Salão Nobre, Plenário e Corte Especial; Salas de Julgamentos das Turmas e Seções; Unidades Administrativas e Processantes ligadas aos gabinetes.

"Na reunião foram discutidas as necessidades do Tribunal, de modo a possibilitar que os arquitetos possam fazer as adequações indispensáveis ao projeto preliminar", disse a Presidente Assusete Magalhães, satisfeita com o andamento dos trabalhos. Frisou, no entanto, que a direção da Casa "vai prosseguir nas tratativas com o escritório, colaborando com a equipe técnica para a agilização da confecção dos projetos a serem apresentados".

"O encontro foi muito proveitoso para definir a filosofia e soluções técnicas de arquitetura e engenharia que irão atender as necessidades do Tribunal. Está praticamente concluída a primeira etapa, relativa ao estudo preliminar", assegurou o engenheiro eletricista Rui Soares Barros. O arquiteto Carlos Magalhães concordou, acrescentando que "os elementos principais do projeto básico foram definidos. Deve haver, no entanto, uma reunião intermediária, possivelmente no final de março, para discutir filigranas", asseverou.

As tarefas que cabem à parte técnica e de instalações estão sendo executadas pelos engenheiros à medida que são dissipadas as dúvidas concernentes ao projeto básico. "Estamos nos empenhando para seguir o cronograma. Hoje entregamos a fase prometida para a data", ressaltou o arquiteto.

Presentes à demonstração o Diretor-Geral Felipe dos Santos Jacinto, o Secretário-Geral da Presidência, Deyr Gomes Júnior, o Diretor da Secretaria de Administração (Secad), Ruiter Roberto Ramos, o Diretor de Engenharia e Manutenção (Dieng), José Murilo Cruz Brito, o assessor da Secad, Luiz Otávio Montezuma, a servidora - designada pelo Corregedor-Geral, Desembargador Federal Jirair Aram Meguerian, para prestar apoio à Comissão, do qual é o presidente - Maria das Graças Porto Goulart. E, cedidos pelo Banco do Brasil para ajudar no gerenciamento e na fiscalização da obra da nova sede do Tribunal, também presentes à exposição, Antônio Roberto Sousa e José Hermínio Bezerra Neto.

Tatiana Montezuma

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações