Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/12/2006 14:28 - INSTITUCIONAL

Walton Rodrigues é o novo Presidente do Tribunal de Contas da União

A Presidente Assusete Magalhães acompanhada de seu esposo, engenheiro Júlio César de Magalhães, estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, à posse do novo Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Walton Alencar Rodrigues. O mandato é de um ano e poderá ser renovado por igual período. O Vice-Presidente eleito é o Ministro Guilherme Pereira.

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, o novo presidente do TCU foi aprovado em primeiro lugar no exame prévio de admissão para o Mestrado de Direito Público da UnB. Advogado, Professor de Direito Administrativo, Analista Legislativo do Senado Federal, Promotor de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal, Procurador da República do Distrito Federal, e Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, entre outros cargos, Walton Rodrigues é Ministro do TCU desde 1999.

Casado com a Desembargadora Federal Maria Isabel Gallotti Rodrigues, Presidente da 6ª Turma do TRF-1ª Região, é pai de Felipe e Eduardo. Os meninos também compareceram no Plenário do TCU para assistirem à cerimônia.

Na saudação ao novo presidente, o Procurador da República, Lucas Rocha Furtado, disse que o Ministro Walton Alencar "é um modelo a ser citado em sala de aula". A platéia riu quando Rocha Furtado descreveu a figura sisuda e a seriedade no trabalho do novo presidente: "Pobre coitado do corrupto que lhe pedir audiência".

No discurso de posse, o novo Presidente enfatizou seu compromisso de carreira: "Estou no TCU por vontade, escolha, vocação e destino." Ele prometeu "arregaçar as mangas", "rigor na aplicação da lei", mas procurando sempre o equilíbrio no exercício da função.

"Os recursos públicos", disse ainda o novo Presidente do TCU, "devem ser aplicados nos exatos esquadros delineados pela lei. Administrar é aplicar recursos que são do público. Administração é atividade de quem não é senhor absoluto; senhora é a lei, que define a finalidade do recurso e o procedimento que deve ser executado na sua aplicação".

A mesa de cerimônia de posse foi composta pelo Vice-Presidente da República, José Alencar, pela Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, pelo Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e pelo Procurador da República Lucas Rocha Furtado.

Estiveram também na solenidade o Vice-Presidente do TRF-1ª Região, Carlos Olavo Pacheco de Medeiros, os Desembargadores Federais Carlos Fernando Mathias e Daniel Paes Ribeiro, e o Juiz Federal em Auxílio à Presidência, Reynaldo Soares da Fonseca.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações