O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) lançaram, no dia 12 de agosto, a Assistente Virtual (AV) - também conhecida como chatbot ou bot de conversa - para dar celeridade aos atendimentos.
No caso do TRF1, a Assistente Virtual está disponível apenas para demandas relacionadas ao suporte de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito do Tribunal. Já na SJDF, o chatbot presta atendimento aos cidadãos em relação a assuntos de seu interesse na Justiça Federal no DF.
A AV do Tribunal pode ser acessada por meio do Teams, em um ícone disponibilizado na barra lateral esquerda, substituindo a equipe de atendimento de TI no Teams - “Atendimento aos usuários” -, que foi desativada.
O chatbot atua como um intermediário entre o usuário do Teams e o serviço Web e pretende melhorar a experiência em relação a assuntos como PJe, eProc, certidões, VPN, Teams e outros relacionados ao uso dos computadores.
Já a Assistente Virtual da SJDF está disponível para todos os cidadãos no portal da Seccional, em um ícone na barra lateral “Serviços”, e atende a questionamentos relacionados aos processos em andamento, como pedidos de prioridade, distribuição, certidões, desarquivamento, custas, protocolos, precatório e RPV, PJe, e-Proc, carga de processos físicos, consulta processual, Juizados Especiais Federais e Seção de Atendimentos.
A ferramenta foi idealizada pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF1 (Secin), por meio da Divisão de Apoio ao Usuário (Diatu), contando com a participação da Seção Judiciária do Distrito Federal.
Para saber mais sobre a ferramenta do TRF1, clique aqui. Para mais informações sobre a Assistente da SJDF, acesse o portal da Seccional.
LS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região