Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/05/2021 09:20 - INSTITUCIONAL

TRF1 institui Comissão Local de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação para o biênio 2021-2022

INSTITUCIONAL: TRF1 institui Comissão Local de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação para o biênio 2021-2022

A diretora-geral em exercício da Diretoria-Geral da Secretaria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Estela Maria Barbosa da Cruz, assinou, no dia 04 de maio, a Portaria Diges 203/2021, que institui a Comissão Local de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação (CLRI-JF1), para o biênio 2021-2022.

Essa é uma das comissões que compõem o Modelo Estruturante de Governança da Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (MGoTI-JF1), instituído em agosto do ano passado, por meio da Resolução Presi 10988129. Ele é composto, ainda, pela Comissão Local de Segurança da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (CLSI-JF1) e pelos Comitês de Governança de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (CGTI-JF1); de Gestão de Tecnologia da Informação do TRF 1ª Região (Cogeti-TRF1); e Gestor de Sistema de Informação (GSis) e de Arquitetura Corporativa de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (Cacti-JF1).

Fazem parte da CLRI-JF1: o supervisor da Seção de Segurança da Informação (Sesei), Rodrigo Pereira Silva; o supervisor da Seção de Equipamentos Corporativos (Seeco), Rafael Leite Moraes de Sousa; o supervisor da Seção de Redes de Comunicação de Dados (Sered), João Claver Quadros de Almeida; o representante da Divisão de Operação de Centros de Dados (Diope), Augusto Silva Tropico Ribeiro; e o representante da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis), Edmar Barboza Fagundes da C. Junior. A presidência e o apoio administrativo da CLRI-JF1 será prestado pelo supervisor da Sesei.

O grupo se reunirá com periodicidade mínima bimestral e, extraordinariamente, quando necessário. Ela atuará sob a coordenação da Comissão Local de Segurança da Informação. As reuniões de comitês deverão ser registradas em atas, juntadas em processo administrativo específico, e publicadas no portal da TI, na Intranet. Elas serão encaminhadas por e-mail aos desembargadores, com destaque aos principais temas abordados na reunião, principalmente aqueles que produzam impactos aos gabinetes dos desembargadores.

Atribuições - A Comissão Local de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação tem a atribuição de identificar e tratar os incidentes de segurança da informação digital detectados no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região. Ela deve manter, em conjunto com a Comissão Local de Segurança da Informação, ações preventivas e educativas de segurança e dar resposta a qualquer incidente de segurança, dando ciência ao Comitê de Resposta a Incidentes de Segurança da Justiça (CSI-Jus), do Conselho da Justiça (CJF) Federal, e à Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).

Além disso, a comissão vai classificar os incidentes de segurança de acordo com as métricas definidas pelo Comitê de Segurança da Informação da Justiça, informar à Secin de todos os incidentes relevantes tratados nas reuniões, por meio de relatórios periódicos e manter o registro estatístico e pericial dos incidentes.

Outras funções da comissão são: manter estreito intercâmbio com o Comitê de Resposta a Incidentes da Justiça Federal (CRI-Jus) e com as outras CLRIs e auxiliar na implementação e revisão dos documentos acessórios da Política de Segurança da Informação de sua alçada.

Veja aqui a íntegra da Portaria.

PG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações