Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/04/2021 09:40 - INSTITUCIONAL

TRF1 aprova o PLS para o ciclo 2021-2026 e lança o Painel de Gestão Socioambiental

INSTITUCIONAL: TRF1 aprova o PLS para o ciclo 2021-2026 e lança o Painel de Gestão Socioambiental

Nessa quinta-feira, dia 22 de abril, o mundo celebrou o Dia da Terra. A data é um dia para se pensar na importância do planeta Terra e promover a reflexão de como colaborar para protegê-lo. Nesse contexto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aprovou, no mesmo dia, por meio da Portaria Presi 148/2021, o Plano de Logística Sustentável da Corte (PLS/TRF1) para o ciclo 2021-2026 e lançou o Painel de Gestão Socioambiental, que apresenta os resultados mensais do PLS do Tribunal e das 14 Seccionais.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, “a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) empenhou-se em definir metas factíveis, mas também desafiadoras, considerando o histórico da Justiça Federal e também os resultados alcançados no Tribunal, a tendência e a previsão de capacidade de desempenho futuro”.

Gestão Estratégica - O novo ciclo do PLS já está alinhado com os novos objetivos estratégicos aprovados pelo Comitê de Gestão Estratégica Regional da 1ª Região (CGER-JF1) no último dia 13 de abril de 2021. Para Maria Carolina de Souza Ribeiro, diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), “percebe-se a grande evolução do Tribunal em sua gestão socioambiental, em grande parte devido à atuação efetiva da CGPLS, com o apoio e o monitoramento da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (Seamb) sobre os trabalhos realizados pelos grupos executivos, e em grande parte pelo apoio e abertura da alta administração da 1ª Região em patrocinar a implantação do PLS nos anos anteriores”.

A evolução na gestão socioambiental a que se refere Maria Carolina ficou evidente no Relatório de Desempenho do PLS em 2020, em que o supervisor da Seamb e secretário da CGPLS, Carlos Roberto de Jesus Domingues, fez um balanço do último ciclo do PLS (2015-2020). “Cumpre- se destacar que os resultados do PLS 2015-2020 refletem o amadurecimento da sustentabilidade no Tribunal e a mudança de paradigma na forma de trabalho”, ressaltou Domingues.

Em 2020, somente uma das 14 metas do Plano não foi cumprida em 100%. Por isso, Carlos Domingues explicou que, ao desenvolver o PLS para o novo ciclo (2021-2026), a CGPLS revisou o plano de forma a detectar os seus pontos fracos, aos quais serão dados os devidos tratamentos, e estabelecer metas que, como destacou o diretor-geral, são factíveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras.

Um ponto importante do novo ciclo do PLS é que a conclusão do projeto de Transformação Digital do TRF1 vai impactar positivamente seus resultados, reduzindo assim o consumo de alguns dos recursos disponíveis para o Tribunal que, como destacou o supervisor da Seamb, “pode estar próximo de seu limite na redução no consumo dos recursos naturais e materiais”.

Painel de Gestão Socioambiental - Desde quinta-feira, 22 de abril, os resultados apresentados no Relatório de Desempenho do PLS 2020 podem ser conferidos no Painel de Gestão Socioambiental. O painel foi desenvolvido pela Divisão de Informações Negociais e Estatística (Diest) e disponibiliza os dados mensais do cumprimento das metas do PLS, tanto do TRF1 quanto das 14 seccionais que compõem a 1ª Região.

Nova composição da CGPLS - O presidente do TRF1 I’talo Fioravanti Sabo Mendes assinou, também, a Portaria Presi 149/2021, que altera a composição dos Grupos Executivos e da CGPLS.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações