Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/04/2021 09:30 - INSTITUCIONAL

Desafios e inovação marcam o primeiro ano de gestão da Administração do TRF1

Crédito: Agência ProformeINSTITUCIONAL: Desafios e inovação marcam o primeiro ano de gestão da Administração do TRF1

Em março de 2021, a Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), integrada pelo presidente I’talo Fioravanti Sabo Mendes e pelo vice-presidente Francisco de Assis Betti, completou um ano de mandato. Desde a posse, em 17 de março de 2020, a gestão dos magistrados já prometia ser cercada de desafios, dada a situação sanitária mundial então estabelecida. A começar pela solenidade de posse, que foi a primeira da Corte a ocorrer de forma híbrida, sendo parte virtual e parte presencial em razão das medidas preventivas ao contágio da Covid-19. O evento foi transmitido em tempo real via internet e prestigiado por autoridades das três esferas do Poder e acompanhado por todo o corpo funcional do TRF1 e das seccionais e também pelo público externo.

Naquele momento, o anúncio de novos tempos para a Justiça Federal, com o enfrentamento de uma pandemia que mudaria a vida e as relações de trabalho em todo o mundo, se iniciara. No pronunciamento de posse, o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes destacou: “neste contexto de um momento tão difícil para o País e para o mundo é que assumo a Presidência desta Corte, talvez a maior Corte de 2º Grau do mundo, que responde por cerca de 80% do território nacional e mais de 80 milhões de brasileiros, o que faz aumentar nossa responsabilidade exponencialmente, porque o nosso compromisso com País, com o jurisdicionado, com o povo brasileiro é proporcional à gravidade do momento”.

Um ano se passou e, dentro de um contexto atípico e inesperado, a atuação da Administração do Tribunal deu-se de forma ininterrupta e responsável. A pandemia não poderia paralisar a prestação jurisdicional. A decisão da Presidência do TRF1 foi investir em inovação, tecnologia e no teletrabalho, tudo para manter a entrega dos seus serviços à sociedade.

Para enfrentar desafios tão grandes, diligentemente, dois dias após tomar posse, o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes instituiu o regime de Plantão Extraordinário, necessário para prevenção ao contágio do vírus em toda a Justiça Federal da 1ª Região e deu início a um processo de mudanças e quebras de paradigmas na gestão do TRF1. O trabalho, antes presencial nas dependências do órgão, tornou-se remoto para a maioria dos funcionários da Corte e o atendimento ao público externo, assim como as sessões de julgamento, foram rapidamente reformulados, no intuito de manter ativa e ágil a prestação jurisdicional. Magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço se separaram fisicamente, mas, ao mesmo tempo, se viram unidos num esforço coletivo em prol dos que necessitam da Justiça.

Hoje, passado um ano de gestão e também de pandemia, esses esforços mostraram-se acertados e rendem frutos em toda a Primeira Região, com ganhos de produtividade e economia de recursos. Entre os ganhos obtidos no período estão: a viabilidade da realização de sessões julgamentos virtuais e presenciais com suporte de vídeo, por meio do PJe e da plataforma Teams; o agendamento e atendimento virtuais de advogados feito pela ferramenta bookings; a aceleração do projeto “Transformação Digital do TRF1”; a implementação do projeto Balcão Virtual no 1º Grau, que já conta com mais de 30 mil atendimentos; a ampliação do teletrabalho para as demais unidades da Corte; a viabilização do projeto de compartilhamento de carros elétricos entre o TRF1 e o Governo do Distrito Federal; e a criação da Rede de Inteligência e Inovação da 1ª Região (Reint1). Esse movimento coletivo, que envolve unidades e funcionários da Corte, é o resultado da implementação da cultura da inovação, responsável não só por tornar real os projetos mencionados, mas também por colocar o material humano, que dá vida ao Tribunal, como protagonista de uma nova história para um novo Tribunal que sempre encontrou nos desafios o combustível para reinventar-se como instituição.

RF/LS/IM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações