Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/04/2021 08:30 - INSTITUCIONAL

Rede de Inteligência comemora avanços na modernização da estrutura do Nugep

INSTITUCIONAL: Rede de Inteligência comemora avanços na modernização da estrutura do Nugep

Os integrantes da Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) reuniram-se na manhã dessa terça-feira, 6 de abril, por meio da plataforma Teams. Entre os assuntos em pauta, a modernização da estrutura do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep) foi destaque.

De acordo com o coordenador do Nugep, juiz federal Roberto Veloso, um dos gargalos encontrados no Núcleo era a limitação da estrutura da unidade em termos de pessoal, contando com apenas cinco servidores - dois bacharéis em Direito, dois em Tecnologia da Informação e uma da área administrativa - e um estagiário para atender às diversas atribuições.

Após os trabalhos realizados pela Comissão de Gestão de Precedentes e Jurisprudência e pela Reint1, que contou, inclusive, com a parceria do Laboratório de Inovação de Minas Gerais (IluMinas), foi desenvolvido um projeto de modernização da unidade, com reforço de mais quatro pessoas, ampliando a equipe do Núcleo.

“É um reforço importante para as nossas tarefas e nós temos de dizer que esse resultado é fruto do trabalho da Reint1. Foi por meio da atuação desta Rede de Inteligência que nós conseguimos a modernização do Nugep”, comemorou o juiz federal Roberto Veloso.

O coordenador da Reint, desembargador federal Carlos Pires Brandão, reforçou que “a ideia da Rede de Inteligência da 1ª Região é muito interessante pelo aspecto horizontal e colaborativo que o grupo tem. Como a Reint1 é horizontal, não tem chefe. Todos aqui pretendem colaborar e as ideias se tornam mais permeáveis”.

Na ocasião, Veloso sugeriu mais uma parceria com o IluMinas para estabelecer o fluxo da unidade, definindo como se dará a chegada de demandas, como os pedidos tramitarão dentro do Nugep e como serão prestadas as informações aos gabinetes e ao público externo, de forma a “atender ao objetivo do Nugep de prestar um bom serviço de informação, de assessoramento e de contribuição para a 1ª Região”, afirmou o coordenador do Nugep.

A diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juíza federal Vânila Cardoso, reiterou a parceria e sugeriu a realização de outra oficina com a participação de representantes dos núcleos de precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para compartilhamento de experiências exitosas.

Os participantes discutiram, ainda, sobre a nota técnica relativa ao conflito de competências, a gestão de riscos no âmbito da Reint1 e o projeto Justiça 4.0.

A próxima reunião ocorre no dia 13 de abril e tem como tema as ferramentas tecnológicas e de Inteligência Artificial criadas para auxiliar na modernização da Justiça.

LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações