Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/03/2021 09:16 - INSTITUCIONAL

Rede de Inteligência comemora parceria com o IluMinas em projeto de reestruturação do Nugep

INSTITUCIONAL: Rede de Inteligência comemora parceria com o IluMinas em projeto de reestruturação do Nugep

Nessa terça-feira, dia 16 de março, os integrantes da Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) reuniram-se, por meio de videoconferência, para fazer um balanço das oficinas realizadas pelo Laboratório de Inovação de Minas Gerais (IluMinas) junto aos servidores do TRF1 nos dias 9 e 10 de março.

O desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, coordenador da Reint1, que conduziu a reunião, ressaltou a importância dessa experiência para reestruturação do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep) e a gestão de Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDRs), assunto do último encontro do grupo. “Essa experiência exitosa é um passo fundamental para a 1ª Região, lugar de formação de talentos com um pensamento crítico propositivo”, elogiou o magistrado.

Para o coordenador do Nugep, juiz federal Roberto Veloso, as oficinas realizadas pelo IluMinas são “uma contribuição imensa para a inovação e para a Reint1”. Ele ressaltou ainda, que a visão de futuro do grupo permitiu que o Laboratório de Inovação de Minas Gerais realizasse a sua primeira oficina antes mesmo de ser inaugurado oficialmente.

Inauguração está prevista para acontecer na próxima sexta-feira, dia 19 de março, informou a juíza federal Vânila Cardoso, diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG) e coordenadora do Grupo Operacional do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal. Ela parabenizou o coordenador da Reint1 e reconheceu que “esse trabalho que estamos fazendo nos laboratórios de inovação é essencial para o momento que estamos vivendo”, referindo-se à pandemia de Covid-19 e as necessidades suscitadas pelo período.

Resultados - Os laboratoristas do IluMinas que conduziram a capacitação, Jacqueline Pelucci e José Fernando Barros e Silva, e o assessor-chefe da Assessoria de Projetos de Suporte e Fomento à Atividade Judicial (Asfaj), José Roberto Ferretti, fizeram um apanhado de como se deram as atividades da oficina. Eles apresentaram o método utilizado (design thinking), o seu desenvolvimento e os resultados obtidos.

Segundo Ferretti, a oficina apontou “a necessidade de um forte apoio tecnológico para a reestruturação do Nugep”. Ele reiterou a colocação feita pelos laboratoristas, falando da importância de reforços mínimos ao quadro funcional do Núcleo, que necessita de mais pessoas; a capacitação de servidores; o apoio de uma equipe de trabalho remoto; o fortalecimento da relação com a Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes do TRF1 (Cogep) e a divulgação das ações do Reint1.

Ao fim da reunião, o desembargador Carlos Pires Brandão sugeriu aos integrantes do grupo apresentar os resultados da oficina à Presidência do TRF1, a fim de demonstrarem a importância de reestruturação e modernização do Nugep e os benefícios que essa ação trará para toda a Primeira Região.

O juiz federal Roberto Veloso destacou que o Tribunal se aproxima da conclusão da digitalização e da migração dos autos físicos, logo “a cultura do trabalho utilizada para os processos físicos precisa ser modificada”, afirmou o magistrado.

Na pauta do próximo encontro do Reint1, previsto para acontecer no dia 23 de março, os integrantes discutirão o esboço de uma Nota Técnica que tratará das relações entre o Nugep e a Cogep.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações