Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/03/2021 08:20 - INSTITUCIONAL

CNJ apresenta a tribunais nova Estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD)

Dirigentes de tecnologia dos tribunais brasileiros se reuniram, de forma virtual, nessa quarta-feira, 10 de março para a apresentação da nova Estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (Entic-Jud). Criada pela Resolução nº 370 Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Entic-Jud traz soluções digitais inovadoras que podem impulsionar a evolução tecnológica no Judiciário e é definida como principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital.

A nova estratégia começou a valer em janeiro de 2021 e tem vigência até dezembro de 2026. Marcos Barbosa, diretor substituto da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do TRF1 e os demais servidores da unidade acompanharam o evento para traçar ações sobre a aplicação da estratégia no âmbito do tribunal. De acordo com a resolução que criou a nova Entic-Jud, os órgãos devem elaborar e manter o Plano Diretor de Tecnologia da Informação Comunicação (PDTIC), assim como a alta administração deve publicar o Plano de Transformação Digital (PDT). O prazo para elaboração do PDTIC é até julho deste ano.

Os principais pontos e inovações da Estratégia Nacional, desde a concepção, elaboração, principais diretrizes e o plano de trabalho foram apresentados pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI) do CNJ. Para ver a íntegra da Resolução, clique aqui.

Na abertura do encontro, o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Fábio Porto destacou que a nova Entic-Jud é caracterizada pela cooperação, troca de ideia, trabalho em rede e conectividade entre os órgãos como prevê a resolução nº 370 com foco na transformação digital. “A transformação digital está em uma visão muito além da digitalização de processos, mas se vale de todos os benefícios da tecnologia. Envolve ganho de tempo, efetividade e racionalização dos custos”, explicou.

APS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações