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Notícias

09/03/2021 08:30 - INSTITUCIONAL

TRF1 promove mais de 70 ações de capacitação para servidores em 2020

O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), vinculado à Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP), disponibilizou, durante o ano de 2020, 78 oportunidades de capacitação para os servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As ações organizadas pelo Cedap corresponderam a uma carga horária de 1.791 horas-aula e resultaram em 1.276 vagas preenchidas por servidores do Tribunal e 2.934 por servidores das seccionais.

Dessa forma, aproximadamente 50% dos servidores do TRF1 participaram de pelo menos uma ação de capacitação em 2020.

Em função das restrições causadas pela pandemia, principalmente pela impossibilidade da realização de ações presenciais, o Cedap deu preferência ao ensino a distância, utilizando, em grande parte dos casos, os recursos oferecidos pelo Microsoft Teams - que já é utilizado pelo corpo funcional - para disponibilizar, em tempo real, as aulas on-line.

Cerca de 70% dessas capacitações foram ministradas por instrutores/tutores internos, contribuindo para a valorização dos servidores do Tribunal e de outros órgãos públicos, bem como para a redução dos custos efetivos com treinamento.

Quanto à execução orçamentária, o Cedap utilizou 95% do orçamento destinado à capacitação de recursos humanos (CRH).

Capacitações - Entre as ações promovidas pelo Cedap, pode-se destacar o treinamento EAD dos 46 agentes de segurança do Tribunal, como parte do Programa de Reciclagem de Segurança, curso também oferecido aos agentes lotados nas seccionais.

O desenvolvimento de gestores também merece destaque. Em 2020, quase 70% dos servidores ocupantes de cargo em comissão ou função comissionada de natureza gerencial, que completaram o biênio em 2020, foram capacitados com pelo menos 30 horas de treinamentos voltados para o desenvolvimento gerencial, como, por exemplo, o curso de Inteligência Emocional e Comunicação não violenta.

Além desses, também foram oferecidas capacitações para Atendimento ao Público destinadas a servidores, prestadores de serviço e estagiários.

Com referência ao PJe, destacam-se as seguintes ações de capacitação: PJe Geral, Workshop PJeCor e Workshop Processos à luz do PJe.

Essas ações foram fruto do processo de levantamento de necessidades de capacitação realizado em conjunto com todas as áreas do Tribunal, bem como com a participação dos servidores por meio de pesquisa realizada pelo Cedap.

Fonte: Cedap.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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