Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/03/2021 08:00 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária de Mato Grosso realiza live sobre violência doméstica

Crédito: Secos/SJMTINSTITUCIONAL: Seção Judiciária de Mato Grosso realiza live sobre violência doméstica

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) promoveu, no dia 3 de março, a live “Lei Maria da Penha e os tipos de violência doméstica”.

O evento foi iniciado com apresentação musical de voz e violão, em que a servidora Lígia Maciel da Fonseca Moura interpretou músicas nacionais e internacionais.

A juíza de direito de Minas Gerais Maria Consentino atuou como facilitadora da live, levantando dificuldades enfrentadas pela mulher diante de situações de violência.

Segundo a magistrada, na maioria dos casos, há esperança de que o parceiro mude de comportamento, há medo de que a sociedade não aceite a mulher sozinha e há receio do “processo de separação”, mas esses são limites que devem ser superados. Ela ressaltou, ainda, que a mulher deve se identificar como vítima e ter coragem de romper um relacionamento abusivo, não devendo ter vergonha de procurar ajuda por medo de ser criticada.

Para a juíza, é possível antecipar os sinais de violência ficando sempre atenta ao comportamento do parceiro - se ele é controlador, se a relação foi construída ou se foi repentina etc. Esses são, de acordo com Maria Consentino, sinais que devem ser observados em um relacionamento para antecipar a violência doméstica.

Apesar dos avanços em relação aos auxílios à mulher que sofre violência, a juíza acredita que ainda seja necessário muito esforço por parte da sociedade para vencer o preconceito. São desafios que devem ser superados diariamente, tais como a desconstrução do machismo, a fomentação do feminismo e a educação.

Também participaram da live a diretora do foro da SJMT, juíza federal Vanessa Curti Perenha, e a diretora da Secretaria Administrativa, Analídia Abílio Diniz Brum, além de servidores da seccional.

Fonte: Secos-MT.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações