Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/02/2021 09:20 - INSTITUCIONAL

STF abre Ano Judiciário 2021

Crédito: STFINSTITUCIONAL: STF abre Ano Judiciário 2021

A solenidade de abertura do Ano Judiciário 2021 foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 1º de fevereiro, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília/DF. O evento teve início com o discurso do presidente da Corte, ministro Luiz Fux, e contou com a participação presencial dos presidentes da República, Jair Bolsonaro, e do Senado, Davi Alcolumbre, que compuseram a mesa de honra.

Também acompanharam presencialmente a vice-presidente do STF, ministra Rosa Weber, os ministros Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. Os demais ministros e o procurador-geral da República, Augusto Aras, participaram remotamente da solenidade. O vice-presidente do Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Francisco de Assis Betti, também acompanhou por videoconferência o evento.

Em seu discurso de abertura, o ministro Luiz Fux afirmou que a Corte permanecerá atuando, durante a pandemia da Covid-19, com altivez, harmonia e prosperidade. Na ocasião, o magistrado pediu um minuto de silêncio para lembrar a perda de mais de 200 mil vidas em consequência do coronavírus. “Não tenho dúvidas de que a ciência, que agora conta com a tão almejada vacina, vencerá o vírus”, afirmou o magistrado em referência à pandemia que assola o mundo há mais de um ano. Ainda de acordo com o ministro, “a racionalidade vencerá o obscurantismo”.

Fux lembrou que, durante a pandemia, o Poder Judiciário se reinventou como instituição, reorganizando os modos de trabalhar, de se reunir e de deliberar. “Privilegiamos na pauta casos de direta repercussão para o enfrentamento da pandemia, adaptando a agenda de julgamento da Corte para pacificarmos conflitos urgentes e garantirmos um mínimo de segurança jurídica e coordenação social neste caos insondável”.

Corte 100% Digital - O presidente do STF informou, ainda, que em 2021 o cidadão brasileiro terá um Poder Judiciário completamente reformulado com o programa “100% Digital”. Esse novo programa vai assegurar ao cidadão o direito de escolher a tramitação integralmente virtual do seu processo judicial, já adotado em mais de 900 varas no País. Ele registrou que o STF também caminha no sentido se tornar a primeira Corte Constitucional totalmente digital, com perfeito alinhamento entre inteligência humana e artificial para oferecimento on-line da integralidade dos seus serviços jurisdicionais.

Para ler a íntegra do discurso do presidente do STF clique aqui.

RF/com informações do STF.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações