Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/01/2021 09:00 - INSTITUCIONAL

Comitê Gestor de Crise do TRF1 realiza a primeira reunião do ano com os Direfs

INSTITUCIONAL: Comitê Gestor de Crise do TRF1 realiza a primeira reunião do ano com os Direfs

Nessa quarta-feira, dia 20 de janeiro, o Comitê Gestor de Crise do Tribunal Regional Federal da 1ª Região realizou a primeira reunião de 2021, por meio da plataforma Teams, com os diretores de foro das seccionais. O objetivo foi avaliar os próximos passos a serem dados para o retorno gradual ao trabalho presencial, diante da situação da pandemia do coronavírus, causador da covid-19.

O presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes conduziu a reunião, que iniciou com um apanhado sobre a ocupação de leitos nos 13 estados e o Distrito Federal (integrantes da Justiça Federal da 1ª Região), feito pela diretora da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa), Ana Alice Siqueira Santos Carvalho. A médica destacou que a taxa de ocupação de leitos nos estados da 1ª Região está acima de 70%, chegando a 80% em alguns estados. Citou, ainda, a falta de insumos, de pessoal capacitado para trabalhar nas unidades de saúde e outras dificuldades, “o que revela uma situação preocupante”, alertou.

Durante o encontro, o presidente do TRF1 pôde ouvir os diretores de foro e as particularidades de cada região, como a disponibilidade de leitos, número de contaminados, a situação da Justiça Estadual, Eleitoral e do Trabalho regionais, o estágio em que se encontram cada Seção e Subseção Judiciária (regime de plantão extraordinário ou etapa preliminar de retorno ao trabalho presencial), perícias médicas, produtividade, entre outras.

Presidente do Comitê, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa ressaltou o agravamento da crise sanitária com o aumento do número de contaminados e mortes por covid-19 e recomendou que o retorno ao trabalho presencial, que ainda está na sua etapa preliminar em algumas seccionais e em plantão extraordinário em outras, permaneça como está neste momento. O magistrado sugeriu, ainda, a avaliação da situação individual de cada Seção Judiciária, visto que elas apresentam realidades diferentes.

Segundo o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, de acordo com o que foi apresentado pelos direfs, “não temos condições, nesse momento, de dar um passo adiante no que se relaciona em aumentar o número de pessoas em trabalho presencial”.

Ele afirmou também que o Comitê Gestor de Crise do TRF1 irá avaliar os pontos apresentados pelos direfs para apresentar uma sugestão de Resolução que contemple as necessidades das SJs e SSJs. Uma nova avaliação está prevista para acontecer no fim do mês de fevereiro.

Participaram da reunião o presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, o presidente do Comitê Gestor de Crise, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, o secretário-geral do TRF1, juiz federal Cleberson José Rocha, o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região Newton Pereira Ramos Neto, a diretora da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa) Ana Alice Siqueira Santos Carvalho, a diretora da Secretaria de Gestão Administrativa (SecGA) Maria Cristina Turnes, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP) Estela Maria Barbosa Cruz, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) Lúcio Melre da Silva, a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ivani Luiz de Morais, o diretor da Divisão de Legislação de Pessoal (Dilep) Wagner Etelvino Ohana da Cunha, a assistente técnico VI da Secge Sandra Maria Alves Borges e a secretária do Comitê, Mara Lucia Martins de Araujo (Secge).

RF

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações