Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/12/2020 09:00 - INSTITUCIONAL

Comitê Regional de Crise do TRF1 avalia o retorno ao trabalho presencial no próximo ano

INSTITUCIONAL: Comitê Regional de Crise do TRF1 avalia o retorno ao trabalho presencial no próximo ano

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, conduziu, nessa terça-feira, 15 de dezembro, a última reunião do ano do Comitê Gestor de Crise do Tribunal, que contou a participação dos diretores de foro (direfs) das Seções Judiciárias da Justiça Federal da 1ª Região, via plataforma Teams, e decidiu manter o plantão extraordinário no âmbito da 1ª Região até o dia 31 de janeiro de 2021. Eles discutiram sobre o nível de contágio do novo coronavírus nas seccionais, os índices de mortalidade e as situações em cada estado. Tudo isso para avaliar o retorno gradual ao trabalho presencial, sobretudo, das seções e subseções que ainda não deram início ao trabalho presencial.

Entre os pontos levantados pelo presidente do TRF1 estiveram, além das condições sanitárias e de saúde dos estados, o atendimento nos Juizados Especiais Federais (JEFs); a realização de perícias médicas e a necessidade de novas avaliações sanitárias nas seções e subseções judiciárias que darão início à etapa preliminar de retorno.

Os diretores de foro registraram que têm acompanhado as notícias e informações oficiais dos órgãos responsáveis pela crise sanitária em seus estados sobre o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus e a crescente ocupação nos leitos de UTI.

O desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, que preside o comitê, ressaltou que as festas e aglomerações comuns de fim de ano devem trazer um maior número de contágio da Covid-19. Segundo avaliou, o recesso judiciário favorece a não disseminação do vírus, já que o número de pessoas dentro dos fóruns diminui significativamente. Ele acredita que somente as vacinas trarão mais tranquilidade para o retorno presencial ao trabalho na Primeira Região.

A diretora da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa), Ana Alice Siqueira Santos Carvalho, apresentou gráficos do Ministério da Saúde com as evoluções de casos de Covid-19 no DF. Ela defendeu a adoção de uma postura conservadora e sem relaxamentos antes da vacinação, além de ressaltar que os servidores estão bem adaptados ao teletrabalho adotado desde março na Primeira Região, com o início da pandemia no Brasil.

O presidente I'talo Fioravanti Sabo Mendes falou de sua preocupação com o período do verão nos estados que têm praia e recebem grande quantidade de turistas, como Bahia, Maranhão, Piauí e pediu que a atenção fosse redobrada para se avaliarem todas as variáveis e o incremento do número de casos de covid no período. "Esperava a 2ª onda para o início de março/21, mas houve elementos como a eleição, que anteciparam tudo isso", lamentou o presidente.

Comitê e diretores de foro ressaltaram, ainda, a alta produtividade experimentada com o teletrabalho e o uso de ferramentas digitais desde o início da pandemia.

Para o presidente do Comitê, desembargador Marcos Augusto, apesar das dificuldades enfrentadas, o balanço dos trabalhos nesse ano de pandemia foi positivo, as decisões foram tomadas com muita responsabilidade e foi possível chegar a um ponto de equilíbrio entre a cautela, a proteção à saúde e a prestação jurisdicional. "O que motiva é a seriedade e o engajamento de todos", afirmou. "Vamos chegar ao final dessa situação tendo aprendido muito sobre novas formas de realizarmos o nosso trabalho", finalizou desejando, juntamente com o presidente Í'talo, feliz natal e renovada esperança a todos para que seja um ano melhor que 2020.

Participaram da reunião o presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, o presidente do Comitê Gestor de Crise, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, o secretário-geral do TRF1, juiz federal Cleberson José Rocha, o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região Newton Pereira Ramos Neto, o diretor-geral Carlos Frederico Maia Bezerra, a diretora da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa) Ana Alice Siqueira Santos Carvalho, a diretora da Secretaria de Gestão Administrativa (SecGA) Maria Cristina Turnes, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP) Estela Maria Barbosa Cruz, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) Lúcio Melre da Silva, a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ivani Morais, o diretor da Divisão de Legislação de Pessoal (Dilep) Wagner Etelvino Ohana da Cunha, o diretor da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (Coisi) Clécio Martinelli França, a assistente técnico VI da Secge Sandra Maria Alves Borges e a secretária do Comitê, Mara Lucia Martins de Araujo (Secge).

Pelas seccionais estavam presentes: os juízes federais diretores de foros Fausto Mendanha Gonzaga (SJGO), Flávio Fraga e Silva (SJRO), José Airton de Aguiar Portela (SJPA), Jucelio Fleury Neto (SJAP), Marcelo Albernaz (SJDF), Nazareno César Moreira Reis (SJPI), Neian Milhomen Cruz (SJMA), Vanessa Curti Perenha (SJMT), Vânila Cardoso André ((SJMG) e Fábio Moreira Ramiro (SJBA); e os diretores de secretarias José Ribamar Rodrigues (SJPI) e Ricardo Antonio Nogueira (SJTO).

LK/CB/IM.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações