Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/12/2020 08:30 - INSTITUCIONAL

Live apresenta aos gestores da 1ª Região novo formato de governança e gestão adotado pelo TRF1

INSTITUCIONAL: Live apresenta aos gestores da 1ª Região novo formato de governança e gestão adotado pelo TRF1

Para debater a nova forma de governança e de gestão que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) colocará em prática a partir do dia 1ª de janeiro de 2021, a área de planejamento do TRF1 promoveu, no dia 9 de dezembro, um bate-papo virtual com a diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento Estratégico (Diple), Maria Carolina Ribeiro, por meio da ferramenta Teams, com gestores de toda a 1ª Região.

Ao abrir o evento, a diretora da Diple ressaltou que “a questão da governança e da gestão tem sido um item muito cobrado dos gestores ultimamente. O TRF1 instituiu o seu próprio sistema de governança recentemente e é sobre esse assunto que iremos tratar”.

Após citar as definições, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), do que é Governança e Gestão, Maria Carolina explicou que “enquanto a governança se preocupa com a efetividade e a economia, a gestão se preocupa com a eficácia e a eficiência e presta contas à governança e à sociedade”.

Nova sistemática - Conforme previsto na Resolução Presi 11416629, que instituiu o Sistema de Governança e Gestão da Justiça Federal da 1ª Região (SisGG), todos os gestores precisarão elaborar planos táticos ou operacionais e relatórios de prestação de contas e, ainda, criar e monitorar indicadores, metas e iniciativas próprios das áreas em que atuam.

Conforme esclarecido pela diretora da Diple, “inicialmente todos esses planos e relatórios de prestação de contas serão criados como formulários do SEI, porque é uma ferramenta que todos nós já conhecemos e a que todos temos acesso, mas se sentirmos necessidade de criar um sistema específico de gestão pra isso, aí iremos começar a trabalhar nesse sentido”.

Incumbe ao Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1) auxiliar a alta administração na implementação e na manutenção de processos, estruturas e mecanismos adequados à incorporação dos princípios e das diretrizes da governança previstos na resolução, promovendo uma gestão voltada à melhoria do desempenho institucional e ao aprimoramento do processo decisório.

A governança do TRF 1ª Região será avaliada anualmente por meio dos levantamentos de governança realizados pelo TCU, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) ou por autoavaliação periódica proposta pelo Comitê CGER-JF1.

Canal de comunicação permanente - Ainda durante o evento ocorreu o lançamento do Portal Colaborativo de Governança e Gestão. Trata-se de um canal direto de comunicação, por meio do Teams, entre a governança e a gestão do Tribunal. Para participar, basta procurar na barra de pesquisa no Teams pelo nome: Portal Colaborativo de Governança e Gestão e clicar.

Depois de responder a questões dos participantes, a diretora da Diple colocou sua unidade à disposição de todos os gestores da 1ª Região para esclarecimento de dúvidas sobre a nova sistemática que será adotada no próximo ano.

LC.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações