Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/12/2020 08:10 - INSTITUCIONAL

Oficina promovida pela CGPLS orienta os Grupos Executivos na consolidação do PLS para o biênio 2021-2022

INSTITUCIONAL: Oficina promovida pela CGPLS orienta os Grupos Executivos na consolidação do PLS para o biênio 2021-2022

Em reunião por videoconferência, na plataforma Teams, nessa quarta-feira, dia 2 de dezembro, a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promoveu uma oficina com os Grupos Executivos (GEs) do PLS para orientar a consolidação das ações que vão compor o Plano no próximo biênio, 2021-2022. Vanessa Siqueira, presidente da CGPLS e supervisora da Seção de Ações Educacionais Presenciais (Sedup), conduziu o encontro.

Na ocasião, Vânia Regina Fernandes, suplente da Comissão e supervisora da Seção de Monitoramento de Projetos Estratégicos (Sempe), apresentou o Plano de Ação Socioambiental (PAS) e explicou como o tema da sustentabilidade se insere no mapa estratégico da Justiça Federal. Segundo Vânia, na Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o novo ciclo 2021-2026, a promoção da sustentabilidade é um macrodesafio que impacta diretamente na prevenção de litígios e na produtividade da JF. Ela apresentou, ainda, orientações para ajudar os coordenadores dos GEs a preencherem o Plano de Ação Socioambiental.

Irani Pierre, coordenadora do Grupo Executivo I e diretora do Núcleo de Copa, Limpeza e Conservação (Nucol), falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como estes se integram aos macrodesafios do Poder Judiciário e ao PLS do TRF1. “Os 17 ODS com suas 169 Metas afetam não somente o governo com a promoção de políticas públicas, mas, também, as empresas, com iniciativas e ações próprias de inovação, e a sociedade”, explicou.

Para Vanessa Siqueira, presidente da CGPLS, “nós estamos desde 2016 trabalhando no PAS, aprendemos muito ao longo desse percurso, e uma preocupação era poder relacionar as ações do plano aos objetivos estratégicos, aos ODS”. A ideia é que o Plano do próximo biênio esteja mais integrado aos ODS e ao tema da sustentabilidade, que agora é um macrodesafio da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

Sustentabilidade - Como integrar o PLS ao macrodesafio da promoção da sustentabilidade será o foco da CGPLS para o novo Plano do biênio 2021-2022. Carlos Roberto de Jesus Domingues, secretário da CGPLS e supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e Acessibilidade e Inclusão (Seamb), apresentou como o tema se insere no planejamento do PLS. Ele discorreu sobre os resultados do PLS 2015-2020 até o momento, que apresenta um índice de cumprimento acima de 90%; as metas não cumpridas; o cumprimento do Índice de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça (IDS/CNJ), com 49% de cumprimento, e os indicadores críticos; o desempenho do TRF1 em relação à JF e à visão de futuro. “Precisamos refletir sobre o que a gente entende por uma Justiça sustentável. A sustentabilidade do nosso órgão está em quando entregamos mais serviços à sociedade com o mínimo de impacto socioambiental”, observou Carlos.

Ao fim da reunião, Vanessa destacou a importância de todas as unidades envolvidas participarem do desenvolvimento do PLS. “O PLS é um plano proposto pela comissão gestora e pelos grupos executivos, mas é um plano do Tribunal, que impacta diretamente na vida de todos”, concluiu.

Uma próxima reunião para elaboração do PLS, com apresentação das ações desenvolvidas pelos GEs, está marcada para o dia 10 de dezembro, às 15h.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações