Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/11/2020 09:00 - INSTITUCIONAL

Comitê Orçamentário de 2º Grau realiza última reunião do ano

INSTITUCIONAL: Comitê Orçamentário de 2º Grau realiza última reunião do ano

Na última sexta-feira, 20 de novembro, membros do Comitê Orçamentário de Segundo Grau da Justiça Federal da 1ª Região (Comor2) se reuniram, por meio da ferramenta Teams, para debater o panorama orçamentário de 2020 e as expectativas para 2021.

Conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, este foi o último encontro do grupo este ano.

Coube ao diretor da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor), Adelson Vieira Torres, apresentar o atual cenário da execução orçamentária do Tribunal que alcançou, segundo o secretário, 63% do total da execução prevista para 2020 até o momento.

O percentual de 63% da execução do orçamento apresentado chamou a atenção do diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, uma vez que faltam 45 dias para o fechamento do exercício. “O ideal teria que ficar na faixa de 83%, pois teríamos que considerar que até outubro todos os contratos de natureza continuada já deveriam estar todos pagos; então, é importante que os gestores fiquem atentos quanto à execução”.

O diretor da Secor alertou os gestores que não forem utilizar os recursos ainda disponíveis para suas respectivas unidades que coloquem em disponibilização esses recursos ao orçamento o quanto antes, uma vez que surgiu a possibilidade de o Conselho da Justiça Federal (CJF) remanejar esses recursos para pagamento das despesas de pessoal referentes a exercícios anteriores que estão pendentes.

Perspectivas para 2021 - Para o próximo ano, a diretora da Divisão de Planejamento (Dipla), Nádia Barbosa da Cruz Santana, informou: “estamos com a LOA tramitando no PLN 28/2020, e nela temos um total de R$2,7 bilhões previstos para o orçamento de 2021”. De acordo com a diretora, uma questão que deve ser considerada é o fato de que 84% desse montante estão previstos para pagamento de despesas de pessoal.

Em suas considerações ao finalizar a reunião, o presidente do Tribunal, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, ressaltou a necessidade de se intensificar junto aos gestores o acompanhamento, por parte da Secor, quanto à execução do orçamento de 2020. “Vamos atacar em cima dessa questão, acompanhando duas vezes por semana os gestores do Tribunal e das Seccionais para não termos problemas no fim do ano”.

Participaram, ainda, do evento, a diretora da Secretaria de Auditoria Interna (Secau), Marília André da Silva Meneses Graça; a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (Secgp), Estela Maria da Cruz; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lúcio Melre da Silva; a diretora da Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe), Ionice de Paula Ribeiro; a diretora da Secretaria Judiciária (Secju), Glória Lopes Trindade; o diretor da Divisão de Modernização Administrativa e Produção Editorial (Dimpe), Samuel Nunes dos Santos; o diretor da Divisão de Execução Orçamentária e Financeira (Diefi), José Galébio de Aguiar Rocha; a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Ivani Morais, e o diretor da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (Coisi), Clécio Martinelli França.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações