Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/11/2020 09:00 - INSTITUCIONAL

Prestações de Contas do TRF1 ao TCU podem ser consultadas no Portal da Transparência do TRF1

INSTITUCIONAL: Prestações de Contas do TRF1 ao TCU podem ser consultadas no Portal da Transparência do TRF1

O Portal da Transparência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) conta agora com uma nova seção: “Transparência e Prestação de Contas”, disponibilizada na última segunda-feira, 16 de novembro, a partir de determinação da Instrução Normativa 84, do Tribunal de Contas da União (TCU), de 22 de abril de 2020, que estabeleceu uma nova metodologia para a prestação de contas, a ser feita no portal de cada órgão.

Com a disponibilização das contas no portal da transparência não será mais necessário enviar o Relatório de Gestão para o TCU ou, ainda, a sua impressão. Segundo Maria Aparecida de Sousa Mendes, supervisora da Seção de Gestão de Conteúdo Web (Seceb), “será uma mudança de paradigma, pois agora o TCU entrará no nosso portal para buscar as informações necessárias”.

Maria Aparecida explicou que as informações contidas nessa seção, que compõem a prestação de contas do TRF1, referem-se à gestão no âmbito do Tribunal e das Seções Judiciárias vinculadas. Os dados são apresentados por segmentos e de forma regionalizada de modo a demonstrar a atuação das unidades ou áreas que sejam relevantes para fornecer uma visão integrada e eficaz das atividades e operações.

“Essas informações deverão estar atualizadas sempre que mudanças ocorrerem ou, não sendo possível, no máximo, ao fim de cada trimestre. Isso permitirá que a sociedade acompanhe o desempenho do órgão”, explicou a supervisora.

De acordo com documento produzido pela Seção de Auditoria de Gestão, Governança e Prestação de Contas, Informação TRF1-Seaug 10257804, que consta do processo SEI 0011811-47.2020.4.01.8000, relativo ao novo modelo de prestação de contas, “a nova regulamentação da prestação de contas anual promove maior transparência às informações, que passam a ser direcionadas diretamente à sociedade, imprime economia e desburocratização ao processo de prestação de contas, uma vez que os conteúdos exigidos passarão a ser disponibilizados no sítio oficial de cada organização ao longo do exercício financeiro”.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações