Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/10/2020 09:00 - INSTITUCIONAL

TRF1 evolui na implementação de iniciativas de governança e infraestrutura de TI e comunicação

INSTITUCIONAL: TRF1 evolui na implementação de iniciativas de governança e infraestrutura de TI e comunicação

Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) evoluiu na implementação de iniciativas de governança e infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD), alcançando o nível Aprimorado. O índice iGovTIC-JUD é avaliado anualmente e engloba todos os tribunais do país.

O iGovTIC-JUD é o resultado da pesquisa realizada e visa fazer um diagnóstico para aferir o cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas para os viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. Tais diretrizes foram estabelecidos pela Resolução211/2015 do CNJ, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, explicou o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lúcio Melre da Silva.

Neste ano de 2020, o TRF1 alcançou o nível Aprimorado de acordo com a classificação do índice de maturidade do iGovTIC-JUD, com uma média de 0,78 pontos no segmento Justiça Federal e de grande porte. Esse mesmo índice em 2019 ficou em 0,66 pontos, nível Satisfatório, o que mostra um aumento de 0,12 pontos em relação ao ano anterior.

Na Classificação “Evolução Histórica geral”, que mostra a evolução do índice desde 2016, o TRF1 alcançou 0,97 pontos, nível de Excelência, o que representa 0,43 pontos a mais do que em 2019, ano o qual marcou 0,54 pontos.

De acordo com o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Lucio Melre, “Nos últimos anos o TRF1 tem gradativamente aumentado esse índice. Em 2016, primeiro ano de seu levantamento, o iGovTI-JUD foi de 0,46; em 2017, 0,57; em 2018, 0,68 e em 2019, 0,66. Como o índice é o resultado das práticas de governança e gestão praticadas no órgão, evidencia-se que o TRF1 tem, ao longo dos anos, empreendido esforços para que sua maturidade em tecnologia da informação seja cada vez maior”, explicou.

Nível Aprimorado - O nível Aprimorado é o segundo mais elevado, numa escala que classifica Baixo, Satisfatório, Aprimorado e Excelência, sendo este último o nível mais alto. Segundo o diretor da Secin, esse aumento decorre da priorização que a Administração do Tribunal tem dado às questões relacionadas a TI, “medidas como o aumento do quadro de pessoal, aumento da transparência das publicações no portal, incremento da infraestrutura tecnológica, adoção de processos de gerenciamento de serviços e institucionalização dos comitês de governança e gestão de TI, segurança da informação e de arquitetura tecnológica foram algumas das ações desenvolvidas nos últimos anos e que impactaram o iGovTIC-JUD”, afirmou.

Neste ano, mais de 12 mil pessoas (entre servidores e profissionais terceirizados) foram identificadas trabalhando diretamente com os sistemas informatizados dos órgãos judiciais da JF1. Além disso, mais de 1 milhão de usuários externos, em todas as regiões do país, tiveram acesso a sistemas informações da justiça, dos quais 323 mil acessaram os recursos de TI disponibilizados pelo TRF1.

Foram pesquisados 92 órgãos do Poder Judiciário, composto por dois conselhos, quatro tribunais superiores, 27 tribunais eleitorais, 27 tribunais estaduais, cinco tribunais federais, três tribunais militares e 24 tribunais do trabalho. Nesse universo, 27 órgãos são considerados de grande porte, 30 de médio porte e 35 de pequeno porte.

Clique aqui para acessar os painéis interativos com os dados do iGovTIC-JUD. O painel apresenta gráficos do resultado geral, média por segmento, média por dimensão, evolução histórica geral, relatórios detalhados, notas de cada órgão, respostas do questionário por órgão e por tipo de pergunta. Ainda é possível, por meio do painel, filtrar por ano, segmento da Justiça, Tribunal/Órgão e porte.

Lúcio Melre parabenizou, ainda, todo o corpo funcional do TRF1 e das Seções Judiciárias, “toda a equipe de servidores do Tribunal e das Seções Judiciárias estão de parabéns, pois direta ou indiretamente todos contribuíram para a melhoria dos serviços e sistemas colocados à disposição da Justiça Federal da 1ª Região”, concluiu.

RF/Com informações do CNJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações