Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/10/2020 08:30 - INSTITUCIONAL

Desembargadora do TRF1 é homenageada pela Aeronáutica

Crédito: Lucas SS Lima/Ascom TRF1INSTITUCIONAL: Desembargadora do TRF1 é homenageada pela Aeronáutica

A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso recebeu, na manhã de sexta-feira, dia 23 de outubro, a medalha de Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) no grau de Grande Oficial. A solenidade de entrega da condecoração ocorreu no Pátio Operacional da Ala I, na Base Aérea de Brasília, Distrito Federal, juntamente com as comemorações ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Vice-Presidente da República do Brasil, Antônio Hamilton Martins Mourão; do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A cerimônia contou ainda com a presença de diversas outras autoridades, civis e militares.

O comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, homenageou, em seu discurso, Santos Dumont, o patrono da Aeronáutica, que mudou o cenário da aviação. “O dia 23 de outubro é a data máxima da nossa Instituição. É o dia em que comemoramos o maior feito de Alberto Santos-Dumont, quando voou pela primeira vez o 14-bis. Nós nos espelhamos no que ele fez e damos continuidade à inovação e aos desafios que tanto caracterizam a vida deste grande homem, o Pai da Aviação", declarou.

O evento contemplou manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, e a presença da tropa, que foi formada pela Banda de Música da Ala 1 e por militares do Grupo de Segurança e Defesa (GSD-BR) e da Guarnição de Aeronáutica de Brasília.

A cerimônia, também, contou com a apresentação da mais nova aeronave da Instituição: o novo vetor multimissão F-39 Gripen. O avião representa um significativo salto tecnológico para a aviação de caça da FAB.

A condecoração - A "Ordem do Mérito Aeronáutico" é destinada a premiar militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por organizações militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira - O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14 Bis, dirigível mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e a Comissão Oficial do Aeroclube da França.

RF/Com informações da Agência Força Aérea.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações