Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/10/2020 08:00 - INSTITUCIONAL

Servidores da SJMT se solidarizam com o próximo durante a pandemia

Uma prática comum nas repartições públicas e privadas é a famosa "vaquinha" para comemoração dos aniversariantes do mês. Na Seção Judiciária de Mato Grosso, integrantes do corpo funcional, em Cuiabá, adotam a prática há 27 anos, e, mensalmente, arrecadam valores entre si para uma grande celebração mensal dos aniversariantes da Seccional. Neste ano, com as celebrações suspensas, veio a ideia de destinar os valores arrecadados desde o início da pandemia para outra finalidade: doar a pessoas carentes e instituições que apoiam causas humanitárias e de meio ambiente. A decisão foi tomada pelo grupo responsável pela arrecadação.

Com o acúmulo dos valores arrecadados nos últimos meses, o grupo optou por doar alimentos e medicamentos à comunidade necessitada. "Isso demonstrou extrema sensibilidade diante das dificuldades enfrentadas nesta pandemia. As ações realizadas reforçam o espírito de grupo e despertam um olhar mais cuidadoso e humanizado para com o próximo", contou a servidora Andréa dos Santos Silva, uma das colaboradoras.

A primeira ação foi o repasse de valores para um homem que faz tratamento contra o câncer de esôfago, o senhor Francisco Lima, conhecido pelos servidores e colaboradores da SJMT como senhor Chiquinho, que trabalha nas redondezas há muitos anos vendendo bombons. Com a pandemia, ele não pôde mais sair para vender seus doces e, logo após, descobriu a doença, que o impediu de ter qualquer renda para a compra de alimentos e remédios.

A segunda ação foi contribuir para a compra de remédios e fraldas para uma menina conhecida de participantes do grupo. Ela tem paralisia cerebral, vive com a avó - que conta somente com pensão do INSS para o sustento e a compra de remédios e todo o tratamento.

A terceira medida foi a compra de cestas básicas para o Projeto SoleTRE, do qual a JFMT entrou como parceira em 2019. Nesse projeto, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso promove a alfabetização de eleitores que são identificados quando vão fazer os títulos de eleitor. Servidores da JFMT entraram na parceria como professores e auxiliares de sala de aula.

Os valores ainda contribuíram para uma quarta ação, que foi a compra de medicamentos para ajudar o Conselho de Medicina Veterinária (CRVMT) a tratar animais feridos no grande incêndio que acomete o Pantanal matogrossense atualmente.

Com informações da Secos SJMT.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações