Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/09/2020 08:20 - INSTITUCIONAL

Vem aí o “Setembro Amarelo” na Primeira Região

INSTITUCIONAL:  Vem aí o “Setembro Amarelo” na Primeira Região

A saúde mental de magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários é motivo de preocupação do Comitê Gestor de Crise do TRF1, que trabalha na adoção de medidas quanto ao retorno gradual aos espaços físicos do Tribunal após quase seis meses de teletrabalho (uma das ações adotadas para reduzir a propagação do coronavírus).

Para discutir esse tema e também marcar o “Setembro Amarelo” - mês de conscientização para a valorização da vida -, o TRF1 promoverá nesta quarta-feira, 30 de setembro, quando se prevê o retorno ao trabalho presencial, a live: “Alerta Amarelo: Ansiedade e Trabalho - Mudanças geram estresse?”. O evento é organizado pela Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid), unidade vinculada à Divisão de Saúde Ocupacional (Diasa) e à Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe).

Com transmissão pelo Teams e pelo canal do TRF1 no YouTube, a conversa ocorrerá às 17h30 e será conduzida pelo médico Cláudio Fernando Costa, psiquiatra, integrante da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Médica Brasileira e Acupunturista pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e Associação Médica Brasileira.

O evento será acessível para a Comunidade Surda Brasileira, pois haverá transmissão simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além de celebrar o “Setembro Amarelo”, o momento dará visibilidade ao “Setembro Azul”, outra data importante no calendário do mês e que tem como objetivo trazer conscientização para a acessibilidade de pessoas surdas.

Setembro Amarelo: O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro. Mesmo com tantos casos notórios e crescentes a cada ano, ainda é notada uma expressiva barreira para se falar sobre o problema. O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é evitar o suicídio, abordando diálogos e discussões que levem a esse objetivo.

Setembro Azul: Setembro também é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Por isso, a campanha conhecida como “Setembro Azul” é marcada por diversos eventos voltados à conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pelos surdos ao longo dos anos. A razão de a cor azul ser o símbolo da campanha tem raiz em um passado triste, que remete à Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais.

Participe!

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações