Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/09/2020 08:30 - INSTITUCIONAL

SSJ de Ipatinga/MG realiza testes rápidos para a Covid-19 no corpo funcional

INSTITUCIONAL: SSJ de Ipatinga/MG realiza testes rápidos para a Covid-19 no corpo funcional

No momento em que se aproxima o retorno gradual aos serviços presenciais na Justiça Federal da 1ª Região, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Seções e Subseções Judiciárias planejam protocolos para a retomada das atividades presenciais respeitando as determinações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que seguem as recomendações das autoridades sanitárias do País.

O Comitê de Gestão da Crise do TRF1 e algumas Seções Judiciárias já elaboraram seus planos de ação para o retorno. O Tribunal autorizou a antecipação das fases preliminares de retorno às atividades presenciais nas Seções Judiciárias de Roraima, Minas Gerais (na sede em Belo Horizonte) e Amapá.

Pensando nisso e no cuidado prioritário com a saúde física e psicológica do corpo funcional, a Subseção Judiciária de Ipatinga, em Minas Gerais, juntamente com a Prefeitura da cidade, conseguiu realizar testes rápidos de Covid-19 para os colaboradores do órgão. Segundo consta de ofício enviado pelo juiz federal Marcos Vinícius Lipienski, diretor da SSJ de Ipatinga, ao presidente do TRF1, I’talo Mendes, “do total de 68 juízes e colaboradores da Subseção, foram testadas 56 pessoas”.

Os testes foram realizados entre os dias 20 e 21 de agosto por profissionais de saúde do município, e entre as 56 pessoas testadas, 20% apresentaram resposta imunológica positiva para a Covid-19.

“É preciso explicar que o teste rápido não se presta a realizar diagnósticos individuais da Covid-19. Ele possui, sim, a função de mapear o status imunológico de uma população que já teve o vírus ou que foi exposta a ele. Esse mapeamento serve de forma positiva para auxiliar no processo de relaxamento de medidas restritivas, ou seja, tem importância na avaliação do retorno das atividades presenciais”, explicou o juiz federal no ofício enviado ao TRF1.

O diretor da unidade esclareceu ainda que, depois da realização dos testes, um aspecto que chamou a atenção foi que um percentual não pequeno de colaboradores “provavelmente esteve carregando o vírus de forma assintomática e, não fossem as medidas de segurança adotadas, principalmente a prorrogação do trabalho a distância, um surto interno poderia ter ocorrido”, afirmou.

Outra iniciativa de destaque da SSJ de Ipatinga foi a construção, pelos próprios servidores da unidade, de um modelo de dispensador de álcool em gel. O juiz federal Marcos Vinícius contou que diante da impossibilidade de aquisição do dispensador, “dois de nossos servidores projetaram e construíram nosso próprio modelo para utilização na entrada da sede”, contou.

A iniciativa da Subseção Judiciária está alinhada com a proposta do TRF1 de se trabalhar o retorno de forma segura, dividindo responsabilidades entre todos os atores que figuram no cenário institucional, como forma de dar efetividade às medidas até então adotadas, já que o sucesso dos resultados depende da colaboração de todos os envolvidos.

#PorMimPorVocê

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações