Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/08/2020 08:45 - INSTITUCIONAL

Secau/TRF1 passa a integrar o Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário do CNJ

A Secretaria de Auditoria Interna (Secau) do TRF1 participou, nos dias 23 e 30 de julho, de duas reuniões virtuais que marcaram o início dos trabalhos do Siaud-Jud CNJ - Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça, recém-instituído, que conta com a participação de dirigentes de unidades de auditoria em tribunais de todos os segmentos da Justiça.

A diretora da Secau/TRF1, eleita para integrar no CNJ o Comitê de Governança e Coordenação do SIAUD-Jud para o biênio 2020-2022, Marília André da Silva Meneses Graça, acompanhou as reuniões (a primeira para posse e apresentação dos membros e a segunda, que abordou o tema Poder Judiciário Federal).

Segundo Marília André, “a participação do TRF1 no Comitê é relevante para a Justiça Federal, pois cria oportunidades para demonstrar ao CNJ as especificidades das unidades de auditoria dos Tribunais Regionais Federais e, principalmente, das Seções Judiciárias da 1ª Região”.

A diretora da Secau afirmou, ainda, que “é importante fortalecer de maneira uniforme todo o trabalho de auditoria das contas públicas, oferecendo à sociedade maior segurança e confiabilidade dos atos praticados pelos ordenadores de despesas”.

Sobre o SIAUD-Jud - O Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ nº 308/2020. Esse Sistema é formado pela Comissão Permanente de Auditoria, instância máxima de deliberação formalizada mediante a Portaria CNJ nº 80/2020, e pelo Comitê de Governança e Coordenação do SIAUD-Jud, que reúne 18 dirigentes de unidades de auditoria de tribunais. Nele estão representados, inclusive, os tribunais de pequeno, médio e grande porte do Judiciário estadual.

Uma das atribuições do Comitê é a discussão de assuntos técnicos de auditoria interna, inclusive com a proposta de realização de Ações Coordenadas de Auditoria, isto é, a execução de auditorias simultâneas por parte de todas as unidades de auditoria do Poder Judiciário sobre o mesmo tema.

As propostas construídas pelo Comitê, que tem incumbência também de propor regulamentação sobre matéria de auditoria interna e elaborar notas técnicas, documentos e formulários, devem passar sempre pela Comissão Permanente de Auditoria.

Com informações do CNJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal 1ª Região


0 visualizações