Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/08/2020 09:08 - INSTITUCIONAL

SJBA cria núcleo para execução e monitoramento da estratégia

O modelo de Gestão Estratégica (GE) da Justiça Federal consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas para a obtenção de resultados e de condutas corporativas com vistas a garantir uma melhor prestação jurisdicional à sociedade. A definição está na página da Gestão Estratégica do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e serve de orientação para o desenvolvimento de medidas que aprimorem a execução da Estratégia da JF1.

Foi partindo dessa premissa que a Seção Judiciária da Bahia (SJBA) criou o Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Nucge). A Portaria Diref 10762631, que concebeu a unidade, foi assinada dia 31 de julho pelo diretor do foro, juiz federal Fábio Moreira Ramiro.

De acordo com o documento, um dos motivos considerados foi “a necessidade de criação de uma unidade que atue de modo direto e pleno na execução e monitoramento da estratégia, em consonância com o Plano Estratégico da Justiça Federal e com ênfase na promoção da sustentabilidade e na implementação de uma cultura de inovação de modo a maximizar os recursos necessários ao enfrentamento dos desafios que já se apresentam de forma tão pungente no âmbito do Poder Judiciário”.

Criar uma unidade administrativa na SJBA demandou a reorganização do quadro funcional do órgão. A nova unidade será dirigida pela servidora Liliana Kelsch Sarmento. Com a demanda gerada pela nova estrutura organizacional, foi criada, também, a Seção de Apoio à Gestão Estratégica (Seage), que “atuará diretamente no monitoramento da estratégia, metas do Judiciário, gestão de riscos e estatísticas diversas”, explicou a supervisora da Seção, Claudia Daniel. Ela fazia parte da antiga Seção de Modernização Administrativa (Semad) que, com a reorganização, foi renomeada.

Segundo Liliana, “o Nucge tem como objetivo principal disseminar uma cultura de inovação norteando as ações relacionadas ao planejamento estratégico da JF, por meio da pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e projetos de otimização dos processos de trabalho que, de modo sustentável, tornem a prestação jurisdicional mais célere e eficaz”, explicou.

Para a diretora do Nucge, “o novo Setor de Desenvolvimento de Sistemas terá a possibilidade de analisar criticamente as demandas e alinhá-las com o planejamento estratégico”, afirmou.

Outros setores também foram remanejados na SJBA: agora, os Serviços de Apoio à Gestão Socioambiental e de Escritórios de Projetos, que já existiam, passam a ser diretamente ligados ao Nucge, que contará, ainda, com a nova Seção de Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas, com servidores especializados em programação, oriundos do Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec).

Diante de toda essa reorganização, o Nucge passa a funcionar a partir do dia 1º de setembro de 2020 com uma configuração que visa executar e aperfeiçoar o Planejamento Estratégico na JF1.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações