Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/07/2020 09:20 - INSTITUCIONAL

Coger encerra correição na SJDF: a primeira realizada completamente on-line

INSTITUCIONAL:  Coger encerra correição na SJDF: a primeira realizada completamente on-line

Na última sexta-feira, 24 de julho, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) encerrou os trabalhos de Correição Geral Ordinária na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Em dez dias de trabalho, que incluíram reuniões com juízes federais e diretores de Secretarias das Varas, a equipe da Coger buscou acompanhar o andamento das atividades, orientar servidores e identificar boas práticas que possam ser replicadas nas demais Seccionais da 1ª Região. As ações foram conduzidas pela corregedora regional da 1ª Região, desembargadora federal Ângela Catão.

Durante a solenidade de encerramento, a magistrada agradeceu aos envolvidos na inspeção pelo empenho e afirmou: “Espero que esse trabalho renda bons frutos e que possamos levar adiante todas as ponderações feitas para a melhoria de atuação da Seção Judiciária do DF”.

Essa foi a primeira correição realizada em ambiente completamente on-line na Justiça Federal da 1ª Região (JF1). Devido à pandemia da Covid-19, o trabalho remoto tem sido uma das alternativas adotadas para conter a disseminação do vírus e, por esse motivo, de acordo com a equipe, foram necessárias adaptações para cumprir o cronograma de correições de forma segura e eficaz.

O diretor do foro da SJDF, juiz federal Marcelo Velasco Nascimento Albernaz, expressou gratidão pela forma como a Correição foi conduzida. O magistrado enfatizou que um dos pontos de maior relevância nos trabalhos foi a constatação de deficiência de recursos humanos, agravada pelas questões orçamentárias e pelo fato de muitos servidores estarem cedidos a outros órgãos. “Essa é uma questão de caráter precário, mas sei que o TRF1 e a Corregedoria estão nos apoiando para encontrarmos uma solução urgente”, ressaltou.

Marcelo Albernaz falou ainda sobre os ajustes que estão sendo realizados para aprimorar o atendimento aos jurisdicionados durante a pandemia, visto que o trabalho é executado de forma remota. “Nossa central de telefone está com sobrecarga, mas o TRF1 está disponibilizando ferramentas tecnológicas para melhorar esse atendimento a advogados e a outros cidadãos”, afirmou o diretor do foro.

Os juízes federais em auxílio à Coger Eduardo Morais da Rocha, Newton Pereira Ramos Neto, Náiber Pontes de Almeida e Bruno César Bandeira Apolinário também mencionaram, de forma geral, outros pontos que necessitam de atenção na SJDF, tais como: o gerenciamento de acervo para a movimentação de lotes de processos que tratam do mesmo tema e o aprimoramento do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Todas as demandas colhidas serão processadas em um relatório final que terá conclusões e sugestões de melhorias. O documento deve ser apresentado para o Conselho Administrativo do TRF1 até o mês de setembro.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações