Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/07/2020 08:20 - INSTITUCIONAL

JFMG investe em comunicação e prepara futuros porta-vozes

Um grupo de servidores da área administrativa da Justiça Federal de Minas Gerais (JFMG) participou do curso “A Comunicação no Judiciário, da Sensibilização Interna à Mobilização Externa”, nos dias 6, 7, 8 e 9 de julho. As aulas foram ministradas por meio da plataforma Teams pela supervisora da Seção de Comunicação Social da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Anna Ruth Dantas de Sales Ferreira Lima.

Participaram da ação capacitação 26 pessoas (3 servidoras e 2 estagiários da Seção de Comunicação Social e 18 servidores da área administrativa que, eventualmente, em decorrência do cargo que ocupam, poderão atuar como porta-vozes do órgão).

O programa do curso contemplou aspectos e técnicas a serem utilizadas na comunicação interna e externa da instituição. Destacou as redes sociais como importantes canais da comunicação moderna. Apontou a necessidade de se preparar os porta-vozes da instituição, citando técnicas a serem empregadas em entrevistas. As crises de comunicação e alternativas para mitigá-las foi um dos temas de destaque do último dia.

Em todas as aulas foram apresentados casos reais e possíveis soluções de comunicação para cada um. A apresentação de casos práticos foi um dos pontos altos do curso, segundo a supervisora da Seção de Comunicação Social da JFMG, Christianne Callado de Souza. “A atuação da Ana Ruth na SJRN é inspiradora para nós, da Secos de Minas Gerais. O curso foi muito interessante porque aliou a base teórica ao estudo de cases emblemáticos de comunicação. Muitas das boas práticas que ela apresentou podem ser adotadas na Seccional de MG”, analisou Christianne.

Anna Ruth, ao avaliar o resultado da ação de capacitação, destacou o ineditismo da Justiça Federal mineira ao escolher capacitar gestores da administração num primeiro momento. “Foi muito rico e interessante o que a Seção Judiciária de Minas Gerais fez, foi inédito. Porque, normalmente, as instituições buscam capacitar os seus diretores e, no caso dos órgãos do Judiciário, os magistrados. Mas é extremamente interessante a iniciativa da Seção Judiciária de Minas de começar pelo corpo de líderes, de gestores, de supervisores, de colaboradores que podem ser determinantes para a comunicação, sobretudo a comunicação interna. E, nesse contexto, observem com o olhar da valorização do servidor, do público interno, como pessoas que vão ecoar externamente a própria instituição. E, obviamente, se elas têm um conhecimento maior de comunicação, claro que elas vão se comunicar melhor e, com isso, contribuir para a construção da imagem da instituição”, refletiu.

O curso foi organizado pela Seção de Formação, Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores (Sefas).

Fonte: Secos SJMG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações