Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/06/2020 09:15 - INSTITUCIONAL

Campanha “Acenda a consciência e apague o desperdício” é tema do segundo dia da Semana do Meio Ambiente do TRF1

INSTITUCIONAL: Campanha “Acenda a consciência e apague o desperdício” é tema do segundo dia da Semana do Meio Ambiente do TRF1

O segundo dia da Semana do Meio Ambiente do TRF1, “Plantar... Colher...”, foi marcado pelo envio de vídeos de curta duração da campanha “Acenda a consciência e apague o desperdício” para todo o corpo funcional da 1ª Região. Os vídeos com dicas de economia de energia foram produzidos por servidores e colaboradores do TRF1 e enviados para edição por e-mail, WhatsApp e pelo Informe TRF1 do aplicativo Teams.

Segundo a supervisora da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid) e coordenadora do Grupo Executivo IV, do Comitê Gestor do PLS/TRF1, Aline Campos, o tema do vídeo foi escolhido porque “a pandemia forçou todos os brasileiros a ficarem em casa ou a passarem mais tempo dentro dela. Com isso, o consumo de energia nas residências recebeu atenção redobrada”.

Por isso, a campanha passou a mensagem que ações simples, realizadas no dia a dia, podem fazer grande diferença quando o assunto é economia de energia. O resultado chega em benefícios no bolso do consumidor e na preservação do meio ambiente. Os vídeos destacam também que “se um esquecer, o outro lembra”, enfatizando que todos nós temos a responsabilidade de cuidar do meio em que vivemos.

Com a ideia de que “somos todos responsáveis pela preservação do meio ambiente, seja em casa ou no trabalho”, o conteúdo dos vídeos abordou ações práticas de economia de energia. Quem gravou os vídeos, como Fernanda Medeiros, da Assessoria de Comunicação do TRF1 (Ascom), mostrou a importância de se apagar a luz ao sair de um cômodo. Já Ivani Morais, chefe dessa Assessoria, disse que nunca é demais lembrar que fechar o chuveiro enquanto nos ensaboamos economiza não somente energia, mas também uma grande quantidade de água.

A servidora Rosângela Cruz gravou outra mensagem. Segundo ela, deixar aparelhos eletrônicos em stand by continua gastando energia. O ideal é, ao terminar o uso, desligar os equipamentos. Acumular roupas para serem lavadas na máquina de lavar em um dia e ainda usar a função 'rápido' da lavadora economiza energia e uma enorme quantidade de água, foi a dica do designer gráfico Ramon Duarte.

Já para José Arnaldo Martins, da Divisão de Engenharia e Manutenção Predial (Dieng), a melhor energia a ser gasta é a do corpo, gastando umas calorias ao preferir usar as escadas aos elevadores. Usar o máximo da luz natural para fazer as tarefas do dia a dia foi dica da servidora Lucimar Nunes (Ascom). Para Caciane Barbosa, da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), o uso da lava-louças economiza muita água sem onerar a conta de luz.

A supervisora da Sevid Aline Campos parabenizou a todos os envolvidos na campanha e destacou a importância de disseminar informações que possam ajudar no controle de gastos com energia. “É muito bom saber que temos pessoas dispostas a colaborar. Assim, não só o bolso do consumidor é agraciado, mas principalmente o meio ambiente”, enfatizou.

Carlos Domingues, supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (Seamb), ressaltou que “o Tribunal fez uma ótima campanha para a redução de consumo de energia e água, colocando dicas práticas e curtas, mas que são realmente eficazes”.

PROGRAMAÇÃO

Para esta quinta-feira, dia 25 de junho, outra campanha vai movimentar a Semana do Meio Ambiente do TRF1. Com o tema “No descarte, faça a sua parte”, vídeos ensinando a maneira correta de descartar eou reaproveitar o lixo serão divulgados nos e-mails e nas redes sociais da 1ª Região.

Já na sexta-feira, 26 de junho, encerrando o evento, a professora Teresa Villac brinda o público com a live “Reflexões momentâneas com efeitos duradouros”. Teresa é doutora em Ciência Ambiental, filósofa, advogada da União e diretora de consumo sustentável do Instituto Direito por um Planeta Verde. Ela coordena, também, a Câmara Nacional de Sustentabilidade do Instituto Direito por um Planeta Verde, da Advocacia-Geral da União (AGU).

“É simples assim, se a luz da sala ficou acesa, computador ligado e ar-condicionado funcionando, desligue-os!”

Faça a sua parte. Participe! Acesse os links encaminhados ao seu e-mail, hospedados na página do TRF1 no Youtube.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações