Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/06/2020 08:50 - INSTITUCIONAL

Destinação de recursos da ação civil pública contra a Samarco garante 420 respiradores pulmonares a Minas Gerais

O juiz federal responsável pelo Caso Samarco na Justiça Federal de Minas Gerais, Mário de Paula Franco Júnior, da 12ª Vara Federal, participou de coletiva de imprensa virtual com o governador do estado, Romeu Zema. O governante anunciou a entrega de 500 respiradores pulmonares. Desse total, 420 foram adquiridos com recursos da Ação Civil Pública nº 1024354-89.2019.4.01.3800, movida contra a Samarco e suas controladoras (Vale e BHP) a título de garantia do rompimento da barragem da mineradora em 2015, em Mariana. O Ministério da Saúde disponibilizou os demais oitenta respiradores.

Em decisão proferida no dia 13 de abril deste ano, o magistrado havia colocado à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais e do Espírito Santo a quantia de 120 milhões de reais para ser utilizada nas ações emergenciais de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus.

“Na condição de juiz responsável pelo caso Samarco (desastre de Mariana), eu queria trazer uma palavra de solidariedade e respeito aos parentes e às vítimas desta pandemia que tem assolado o mundo e o nosso estado. Em nome da Justiça Federal, eu gostaria de deixar uma palavra de carinho e respeito com as vítimas, mas também, aproveitando a grande notícia que o senhor governador do estado traz aos mineiros nesta data, parabenizar pela entrega dos respiradores, dos ventiladores pulmonares, com a esperança de que sejam úteis para que vidas novas vidas sejam salvas”.

Com informações da Secos SJMG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações