Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/05/2020 08:50 - INSTITUCIONAL

Seção de Ações Virtuais do TRF1 promove o curso “Língua Brasileira de Sinais-Libras”

A Seção de Ações Educacionais Virtuais (Seavi) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região deu início, nessa terça-feira, dia 12 de maio, ao período de inscrições para o curso “Língua Brasileira de Sinais-Libras”, que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 15.

São oferecidas 50 vagas à capacitação cujo intuito é ensinar conhecimentos básicos acerca da Língua Brasileira de Sinais. O curso terá 40h de programação entre os dias 25 de maio e 6 de julho e será ministrado na modalidade virtual com tutoria da professora Kátia Cirlene do Nascimento Rodrigues, do Ministério Público Federal.

O evento contará com cinco módulos. São tópicos do módulo um: a história da educação de surdos; desmistificando a Libras; o que é surdez; legislações específicas envolvendo a língua; estudos das línguas de sinais; noções básicas da Libras: sinais icônicos e sinais arbitrários.

Já o segundo módulo abordará o alfabeto manual; a datilologia; números e horas. No terceiro módulo de aprendizagem serão ministrados os parâmetros da Libras (configurações de mão, ponto de articulação, movimento, localização e orientação, expressões faciais e corporais); iconicidade e arbitrariedade, verbos e calendário.

O quarto módulo terá os seguintes conteúdos: cumprimentos; meios de comunicação; redes sociais; família e estado civil e variações linguísticas. E encerrando a formação, o módulo cinco abordará a profissão; documentos; cores e pronomes interrogativos.

Somente receberão certificado os alunos que apresentarem rendimento mínimo de 70% nas atividades propostas.

Podem se inscrever preferencialmente servidores do TRF1, das Seções e das Subseções Judiciárias que prestem atendimento ou trabalhem com pessoas surdas. As inscrições são realizadas clicando aqui.

Mais informações na ementa do curso, ícone da Unicorp no portal do TRF1.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações