Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/03/2020 08:30 - INSTITUCIONAL

Observatório da Estratégia da Justiça Federal divulga dados sobre a participação feminina na magistratura federal

Crédito: Reprodução/InternetINSTITUCIONAL: Observatório da Estratégia da Justiça Federal divulga dados sobre a participação feminina na magistratura federal

Dos 1.955 desembargadores e juízes federais em atividade no Brasil, 31% são mulheres, segundo o levantamento feito pela Subsecretaria de Inteligência Analítica da Secretaria da Estratégica e Governança do Conselho da Justiça Federal (SEG/CJF) em dezembro de 2019 e publicado no Observatório da Estratégia da Justiça Federal.

O levantamento mostra ainda que, no Tribunal Regional da 1ª Região, dos 27 desembargadores que compõem a Corte, cinco são mulheres, totalizando 18,52%. Se tratando dos 550 juízes federais que atuam na Primeira Região, 142 são do sexo feminino, o que resulta em uma porcentagem de 25,82%.

Esses dados são recolhidos anualmente junto aos cinco Tribunais Regionais Federais do país e formam o Perfil Sociodemográfico da Justiça Federal. No Observatório da Estratégia, é possível acessar e obter estatísticas da presença de mulheres na magistratura federal, desde 1988, relacionadas a concursos públicos para o cargo de juiz federal substituto (inscritos, aprovados e banca examinadora); editais de promoção para juiz federal e juiz federal de TRF e série histórica de cargos providos.

Também estão disponíveis para acesso outros estudos sobre o tema, como a Nota Técnica AJUFE Mulheres 02/2019, e o perfil sociodemográfico dos magistrados brasileiros, consolidado pelo CNJ em 2018. Para acessar os dados acerca da participação feminina na magistratura, clique aqui.

Com informações do CJF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações