Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/12/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

Sustentabilidade em destaque na Justiça Federal de Minas Gerais

Crédito: Secos SJMGINSTITUCIONAL: Sustentabilidade em destaque na Justiça Federal de Minas Gerais

A Seção Judiciária de Minas Gerais promoveu o “II Seminário de Gestão Estratégica e Sustentabilidade” e a “IV Feira de Produtos Sustentáveis” - iniciativa da Diretoria do Foro por meio da Seção de Formação, Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores (Sefas) e da Seção de Modernização Administrativa (Semad).

Em Belo Horizonte, cerca de 50 servidores participaram da ação de capacitação. As palestras integrantes do seminário foram transmitidas para as Subseções Judiciárias pelo o canal da Justiça Federal de Minas Gerais, no YouTube.

Paralelamente ao evento principal, foi realizada uma feira de alimentos orgânicos e veganos, de cosméticos, de produtos naturais, de artigos de moda e de decoração produzidos com materiais recicláveis.

Responsável pela abertura do seminário, o diretor do foro, juiz federal André Prado de Vasconcelos, falou da relevância dos temas abordados. “É importante pensar o que esse novo mundo espera de nós, membros do Poder Judiciário. Exige uma prestação de serviço que seja ao mesmo tempo eficiente, atenciosa, responsiva e rápida”, analisou.

A supervisora da Semad - Seção à qual está vinculado o Escritório de Gestão Socioambiental -, Jacqueline Braga Pelucci, apresentou os palestrantes, como a especialista em Gestão da Sustentabilidade Corporativa Letícia Guimarães, que ministrou a palestra “Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. A especialista falou sobre a origem e a evolução do conceito de sustentabilidade, as agendas e encontros internacionais voltados para o tema e o futuro do desenvolvimento sustentável.

O juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, da 2ª Turma Recursal, foi o primeiro palestrante do painel “Boas práticas no cumprimento de Metas Estratégicas”. O magistrado relatou a experiência da aplicação do seu bem-sucedido modelo de gestão judicial nas turmas recursais.

Dando prosseguimento ao painel, a juíza federal Ariane da Silva Oliveira, da Subseção Judiciária de São João del Rei, discorreu sobre a sua experiência à frente da unidade judiciária. Ela destacou algumas práticas decisivas para a administração eficiente de uma subseção com vara única, entre as quais a valorização do trabalho de equipe, o fomento à conciliação e a adoção do princípio da oralidade.

A apresentação do depoimento, em vídeo, do juiz federal Társis Augusto de Santana Lima, titular da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Governador Valadares, encerrou o painel. De acordo com o magistrado, trabalhar com ênfase nas metas do CNJ tem sido uma das estratégias adotadas para enfrentar os desafios impostos ao Poder Judiciário. O vídeo também contou com relatos de alguns servidores da Subseção Judiciária.

“Inclusão social e o Programa do Estágio Social - ESAL” foi tema da apresentação de Magda Coutinho, idealizadora da Associação Querubins. A empreendedora contou como surgiu a ideia de se criar uma entidade voltada para o desenvolvimento de crianças e jovens por meio da arte. A servidora Cássia Alves dos Santos Dias Ferreira encerrou o evento com a palestra “Programa Cinco Sentidos e a Sustentabilidade Social na Seção Judiciária de Minas Gerais”, durante a qual ela falou sobre a origem e os objetivos do programa. A servidora também citou algumas ações desenvolvidas pelos servidores e magistrados voluntários.

Secos/SJMG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações