Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/12/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

Curso sobre educação financeira reforça importância de autoconhecimento para alcance de metas

Crédito: Lucas S. S. Lima/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Curso sobre educação financeira reforça importância de autoconhecimento para alcance de metas

A última aula do ano do curso “Ciclo de Finanças: Planejando 2020”, ministrado pela educadora financeira, psicóloga e diretora da Divisão de Planejamento (Dipla), Nádia Santana, teve como tema central a relevância do autoconhecimento para a tomada de decisões de consumo.

Nádia propôs aos participantes a realização de atividade lúdica em grupo a fim de serem analisadas atitudes de consumo. Dois grupos, de quatro e cinco pessoas, foram formados para classificarem como benéficas ou danosas para o crescimento financeiro pessoal ações como pensar em metas de longo prazo, estudar finanças pessoais, investir se sobrar dinheiro e tomar decisões com base em dicas de outras pessoas.

Em seguida, os participantes dos grupos comentaram os assuntos e, individualmente, fizeram avaliação da situação financeira atual e das condutas adotadas em direção à mudança, analisando seu comportamento e dando mais um passo no processo de autoconhecimento.

A educadora financeira apresentou o texto “Autobiografia em cinco capítulos”, extraído de “O Livro Tibetano do Viver e do Morrer”, introduzindo uma reflexão sobre como é difícil mudar e trilhar novos caminhos, principalmente quando a mudança envolve sair da zona de conforto.

Na ocasião, foi aberto espaço para que os participantes falassem sobre a experiência do curso, a importância dos conhecimentos aprendidos até então e das atividades realizadas e a forma como a ação educacional impactou a rotina financeira das pessoas.

Finalizando o encontro, a diretora da Dipla sugeriu quatro missões especiais a serem cumpridas durante quatro semanas: não comprar nada parcelado na primeira semana; definir uma meta SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e ter prazo para ser executada) para cinco anos; escolher um dia da semana para não gastar nada e analisar o extrato bancário para refletir sobre despesas desnecessárias.

O curso será retomado no dia 8 de janeiro com aula virtual.


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações