Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/12/2019 08:50 - INSTITUCIONAL

Planejamento e realidade financeira são temas do segundo encontro do curso “Ciclo de Finanças

Crédito: Lucas S. S. Lima/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Planejamento e realidade financeira são temas do segundo encontro do curso “Ciclo de Finanças

Às vezes você gasta dinheiro e não tem consciência do quanto e com o quê gastou. Foi com esse pensamento que a educadora financeira, psicóloga e diretora da Divisão de Planejamento (Dipla), Nádia Santana, iniciou a segunda aula do curso “Ciclo de Finanças: Planejando 2020”.

O encontro, ocorrido nessa quarta-feira, 4 de dezembro, contou com a participação de 13 servidores que tiveram a oportunidade de fazer uma reflexão a respeito da situação financeira atual e da almejada em curto, médio ou longo prazo.

Nádia enfatizou a importância da percepção da vida financeira atual para definir metas e objetivos futuros, explicando o cálculo do Índice de Comprometimento de Renda (ICR) e como ele pode sinalizar os ajustes necessários à realidade financeira de cada pessoa.

“Se o resultado for maior que um ponto, significa que os gastos superam os rendimentos e será necessário fazer um ajuste do orçamento. Se for igual a um, os gastos são os mesmos que os rendimentos e é importante separar uma parcela para investimento. Se for menor que um, parabéns! É só ajustar o orçamento para o desejo”, explicou ela.

Em seguida, a educadora falou sobre o Custo Efetivo Total (C.E.T) de um financiamento, dando dicas de como escolher o empréstimo mais vantajoso para determinados casos e como aumentar as chances de se fazer um bom negócio nesses casos.

Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa também foram assuntos da conversa. Nádia explicou que Balanço Patrimonial é tudo o que a pessoa tem e tudo o que ela deve e que o Fluxo de Caixa consiste em entradas e saídas de dinheiro, representando os hábitos de consumo. Para calcular o balanço, ela indicou a utilização do cálculo do ICR e para mensurar o fluxo, as ferramentas de planejamento semanal e o bloco de anotações.

Na ocasião, os participantes tiveram a missão de planejar os gastos da próxima semana e anotar, detalhadamente, o dinheiro desembolsado durante o período a fim de compararem a expectativa de despesas com a realidade do consumo.

Finalizando o encontro, a psicóloga utilizou a técnica de Psicodrama para provocar reflexão aos servidores: três situações que envolvem circunstâncias financeiras diferentes e que contam com a presença e a aprovação dos pais. O momento simbolizou o quanto as crenças, os sentimentos e as relações afetivas podem influenciar os comportamentos de consumo.

Ana Alves, servidora da 4ª Turma do TRF1, procurou o curso para se atualizar sobre finanças. “Eu sou psicóloga da área comportamental, e o último curso de finanças pessoais que fiz foi em 2013. Então, eu quis renovar os conhecimentos para utilizá-los tanto comigo quanto com os meus pacientes”, afirmou a servidora.

Para ela, a experiência tem sido muito boa, principalmente para despertar hábitos e contribuir com o planejamento e a economia de finanças. “A diferença de tempo entre um curso e outro me fez ver que estou sem prática com algumas coisas, tais como planilhas e lançamento de dados. Com o tempo, você acha que já sabe, relaxa e acaba perdendo um pouco do controle”, ressaltou Ana.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações