Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/11/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

Servidores do TRF1 participam do workshop “Design Thinking e Resolução Criativa de Desafios”

Crédito: Robson Medeiros/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Servidores do TRF1 participam do workshop “Design Thinking e Resolução Criativa de Desafios”

Em continuidade ao iniciado na palestra “O Despertar das Tecnologias Humanas na Cultura de Inovação”, no dia 19 de novembro, o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap) e a Seção de Ações Educacionais Presenciais (Sedup) promoveram o workshop Design Thinking e Resolução Criativa de Desafios”.

O evento ocorreu nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de novembro na Sala de Videoconferência do Tribunal, em Brasília/DF, e as aulas foram ministradas pela parceira e fundadora da Universidade do Trabalho Digital (UTD), Erenilda Queiroz, e pelo educador do MBA Inovação e Design Thinking no Centro Universitário UDF Eduardo Nomura.

A intenção do workshop foi fortalecer as competências de construção coletiva, promover o avanço na cultura de inovação, engajamento e apropriação das equipes com as soluções estruturadas, além de fomentar a busca por novos modelos de aprendizagem para revitalizar os modelos educacionais.

Durante os cinco dias de curso, foram apresentados aos participantes da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP) ferramentas e técnicas de Design Thinking que reúnem estratégias para se trabalhar com problemas complexos de forma ágil, integrada com o processo DOFPISA (Desafio, Objetivo, Fatos, Problemas, Ideias, Soluções e Ações) para a resolução criativa de desafios.

Segundo Namuro, a ação educacional é uma preparação dos servidores do Tribunal para exercerem, futuramente, o papel de facilitadores. “A ideia é identificar os talentos dentro do grupo da SecGP para começar um processo de aprendizagem para ser facilitador e depois multiplicador. Assim, eles terão autonomia para, no futuro, o próprio TRF1 contar com um corpo funcional que multiplicará esse conhecimento internamente para as outras áreas do órgão”, destacou o educador de Inovação e Design Thinking.

CRIATIVIDADE COMO SOLUÇÃO - Para o diretor do Cedap, Jean Carlo Batista de Oliveira, o treinamento proporcionou maior interação entre as equipes da SecGP, pois o curso agrupou os representantes das cinco áreas do Tribunal. “Apesar de serem todos da Secretaria de Gestão de Pessoas, são servidores que trabalham em processos diferentes, e isso possibilitou um debate mais rico com a finalidade de trazer, além de ideias para solucionar problemas que estamos enfrentando, maior participação, troca de informações e aproximação entre as pessoas da Secretaria”.

Jean classificou, ainda, a iniciativa como relevante para o TRF1. “Os instrutores estão cumprindo o papel que a gente esperava e até superando a nossa expectativa. É extremamente importante para o Tribunal neste momento”, disse o gestor.

A diretora da SecGP, Estela Maria Barbosa da Cruz, também falou sobre a importância do treinamento. “O curso ajudou a nos despertar para novas alternativas a essa fase pela qual o Tribunal está passando: de restrições orçamentárias e carência de servidores. Também nos estimulou a usar a criatividade para encontrar novas saídas para conseguirmos avançar”.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações