Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/11/2019 09:00 - INSTITUCIONAL

Projeto Cuidando do Cuidador realiza último encontro do ano

Crédito: Gabriela Chabalgoity/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Projeto Cuidando do Cuidador realiza último encontro do ano

Nessa quarta-feira, dia 27 de novembro, foi realizado o último encontro do ano do projeto Cuidando do Cuidador, promovido pelo Setor de Serviço Social (Setsoc) do TRF1, com o tema “Orientações Posturais para os Cuidadores”. O projeto visa apoiar servidores que desempenham o papel de cuidadores de familiares idosos ou doentes. Com reuniões mensais, o Setsoc criou uma rede de apoio importante diante das dificuldades, inclusive emocionais, que o cuidador enfrenta.

Durante o evento, a fisioterapeuta do Tribunal, Caroline Cavalcanti, explicou que o cuidador precisa evitar lesões e fortalecer a musculatura, por meio de exercícios físicos, para continuar no cuidado do parente ou paciente. Ela deu dicas de correção postural que facilitam a movimentação de quem está acamado ou em cadeira de rodas, como, por exemplo, o cuidador se afastar um pouco e deixar flexíveis os joelhos na hora de fazer a movimentação do paciente.

A palestrante trouxe informações adicionais ao tema do encontro, mas igualmente importantes, já que favorecerem o ambiente do idoso ou da pessoa com necessidade especial a fim de se evitar queda. Entre os exemplos citados estão: iluminação reforçada nos banheiros, uso de tapetes de borracha no box, além de a fixação de barras para apoio. Outro ponto ressaltado foi a substituição das portas de vidro nos chuveiros por cortinas para diminuírem as consequências de possível queda.

Para Caroline, a iniciativa do Tribunal é importante, pois auxilia as pessoas a lidarem com aqueles que elas cuidam e a realizarem a tarefa de forma mais alerta e consciente, reduzindo-se os incidentes que atingem pacientes ou pessoas idosas.

A servidora aposentada Aliris Porto Alegre acompanhou a reunião. Ela enfatizou que “é importante obter orientações com um profissional como o fisioterapeuta para que o cuidador aja de forma correta tanto consigo mesmo quanto com quem está sendo cuidado por ele”.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações