Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/11/2019 09:20 - INSTITUCIONAL

TRF1 realizará teste de automação de processos de risco

Crédito: Renata Fontes/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: TRF1 realizará teste de automação de processos de risco

A automação dos processos de trabalho, com o uso da Inteligência Artificial (AI), já faz parte do cotidiano de muitas empresas que buscam objetividade e celeridade no cumprimento dos procedimentos administrativos. Atento a isso, o TRF1 tem investido em ações para se integrar a essa nova realidade disposto a automatizar alguns de seus processos de trabalho.

Nessa segunda-feira, 25 de novembro, representantes da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor) e da empresa de tecnologia Sonda reuniram-se no TRF1, em Brasília/DF, para definirem como será a realização de um teste chamado “Prova de Conceito (PoC)”. Por meio desse teste, um processo de trabalho da própria Secor será automatizado: a Elaboração e Publicação do Relatório da Resolução CNJ 102/2009 - anexos 1 e 2, mapeado anteriormente pelo Programa MAPA 34, criado a partir da Resolução Presi 34/2017.

Segundo Adelson Torres, diretor da Secor, “o mapeamento foi fundamental para o planejamento da automação dos processos, e isso possibilitará a liberação de servidores de ações manuais, o que implica grandes riscos e, ainda, ajudará no compartilhamento de ações entre outros servidores”.

Durante essa fase de mapeamento de processos de trabalho e riscos, a Secor identificou dois problemas referentes a um de seus processos de trabalho: a perda do prazo quanto à elaboração do Relatório do CNJ e a data incorreta de sua publicação. Conforme Adelson, “o processo apresenta muitas ações repetitivas, que precisam ser realizadas todo o mês, por isso foi escolhido para ser objeto da Prova de Conceito (PoC), explicou. Nesta terça-feira, dia 26, será iniciada a conferência desse mapeamento para que a PoC possa ocorrer nos próximos dias.

O supervisor da Seção de Análise e Melhoria de Processos de Trabalho da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge), José Ferretti, avalia que “existe um movimento interno se desenvolvendo visando sanar as necessidades do Tribunal. E este é um momento em que vários fatores, até pela implantação do Sistema PJe, se convergem para a realização de um case de sucesso”.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações